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https://hdl.handle.net/1822/11132
Título: | A voz desenhada e a vez colorida da infância |
Autor(es): | Martins, Teresa Alexandra Fonseca Moreira Lobo |
Orientador(es): | Sarmento, Manuel Jacinto |
Data: | 5-Nov-2009 |
Resumo(s): | "A voz desenhada e a vez colorida da Infância" constitui uma análise sociológica do desenho infantil.
A Sociologia da Infância possibilita uma maior visibilidade à infância e, os desenhos das crianças são considerados como formas de expressão simbólica - de um grupo social do tipo geracional.
A "tela" onde conjuntamente desenhamos, assenta em metodologias participativas e observação etnográfica. As "cores" deste percurso foram "pintadas" por crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos, no Jardim-deinfância de Pedras Rubras, na Maia.
A análise sociológica do desenho infantil tende a afastar-se de análises realizadas noutras áreas científicas, embora exista um diálogo interdisciplinar. A tipologia e o processo de análise são distintos dos realizados nessas mesmas áreas: não pretendo analisar as fases de evolução do desenho infantil, mas sim, analisar os desenhos conjuntamente com as crianças/autoras, os contextos, as relações e acções sociais que decorrem a par destas produções. A perspectiva da criança, a sua cultura e as condições sociais da mesma são consideradas, e o "colorido" dos desenhos vai surgindo, dando ênfase ao acto de criação cultural e, à forma de acção social. "The drawed voice and the colored childhood" is meant to constitute an sociological analysis of child painting. Sociology allows a better understanding of the childhood and the children paintings are faced as expression symbols of this social group (generation type). The "screen" that we have shared in our paintings, relies on active methodologies and ethnographic observation. The "colors" of this journey were painted by three to six years-old children of the kindergarten of Pedras Rubras, Maia. Sociological analysis of child paintings/drawings is c1early distinctive from other scientific areas, though keeping a multidisciplinary dialog. The typology and analysis process are dissimilar from the ones done before: my goal is not to explore the milestones of the children drawings, but to scrutinize the drawings along with the children/authors, their context, the relation-ships and social interventions that happen during these production. The child point of view, culture and social reality are highly considered and the "colors" of the drawings start to appear, highlighting the cultural creation and the social involvement. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11132 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |