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TitleEducação ambiental e saúde : abordagens para resolver os problemas de poluição em manuais escolares de 16 países
Author(s)Tracana, Rosa Branca
Carvalho, Graça Simões de
KeywordsAmbiente
Saúde
Manuais escolares
Environment
Health
Texbooks
Issue dateNov-2010
PublisherPontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
CitationTRACANA, Rosa Branca; CARVALHO, Graça Simões de - Educação ambiental e saúde : abordagens para resolver os problemas de poluição em manuais escolares de 16 países. In SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, LAZER E SAÚDE, 6, Curitiba, Brasil, 2010 – “VI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde” [CD-ROM]. [Curitiba : PUCPR, 2010].
Abstract(s)A Educação Ambiental é uma temática de importância indiscutível, pois está imbuída de valores que transcendem o mero respeito pelo ambiente. Atravessa a cidadania, a promoção da saúde, o respeito pelo próximo, pelas diferenças intra- e inter-espécies e é uma disciplina orientadora quanto à forma de estar e lidar com o mundo. A transposição didáctica permite analisar porque é que certos conteúdos científicos são ou não ensinados (transposição didáctica externa) e, quando estão no programa como são ensinados (transposição didáctica interna). Os manuais escolares, que normalmente seguem as orientações dos programas escolares, são pois, elementos importantes para a análise da transposição didáctica. O objectivo do presente estudo consiste em analisar a transposição didáctica da Educação Ambiental, mais concretamente do tema Poluição, no sistema educacional de 16 países envolvidos no Projecto Europeu FP6 STREP Biohead-Citizen (CIT2-CT2004-506015), intitulado “Biologia, Saúde e Educação Ambiental para uma melhor cidadania”, dando-se especial enfoque à análise de manuais escolares. Foi dado especial ênfase à análise das abordagens para a resolução de problemas relacionados com a poluição e o seu impacto na saúde dos cidadãos. Os resultados mostraram que são as soluções “tecnológicas” as que aparecem mais referidas nos manuais escolares, seguidas das “mudanças no comportamento individual” e das “mudanças no âmbito social”. As conclusões do presente estudo mostram que é recomendada uma mudança nos manuais de forma a dar maior ênfase ao papel do cidadão na resolução de problemas relacionados com a poluição por forma a promover a saúde e a melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Environmental education is an issue of unquestionable importance, because it is imbued with values that transcend the mere respect for the environment. It crosses citizenship, health promotion and respect for others, by differences intra- and inter-species, and it is a discipline providing guidance on how to be and deal with the world. The didactic transposition allows us to analyze why certain scientific contents are not taught or not (external didactic transposition) and, when they are in the school curriculum, how they are taught (internal didactic transposition). The textbooks, which usually follow the guidelines of the school curriculum, are therefore important elements for the analysis of didactic transposition. The purpose of this study is to analyze the didactic transposition of Environmental Education, specifically the topic Pollution in the educational system from 16 countries involved in the European project FP6 STREP “BIOHEAD-CITIZEN” (CIT2-CT2004-506 015), entitled “Biology, Health and Environmental Education for better Citizenship”, with particular focus on the analysis of textbooks. Special emphasis was given to the analysis of approaches to solving problems related to pollution and its impact on citizens’ health. The results showed that “technological” solutions are those that appear most often mentioned in textbooks, followed by "changes in individual behaviour" and "changes in the social sphere." The findings of this study show that changes in textbooks is recommended in order to give greater emphasis to the role of citizens in solving problems related to pollution so as to promote health and improve persons’ quality of life.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11072
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

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