Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11072

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTracana, Rosa Branca-
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões de-
dc.date.accessioned2010-11-15T17:02:38Z-
dc.date.available2010-11-15T17:02:38Z-
dc.date.issued2010-11-
dc.identifier.citationTRACANA, Rosa Branca; CARVALHO, Graça Simões de - Educação ambiental e saúde : abordagens para resolver os problemas de poluição em manuais escolares de 16 países. In SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, LAZER E SAÚDE, 6, Curitiba, Brasil, 2010 – “VI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde” [CD-ROM]. [Curitiba : PUCPR, 2010].por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/11072-
dc.description.abstractA Educação Ambiental é uma temática de importância indiscutível, pois está imbuída de valores que transcendem o mero respeito pelo ambiente. Atravessa a cidadania, a promoção da saúde, o respeito pelo próximo, pelas diferenças intra- e inter-espécies e é uma disciplina orientadora quanto à forma de estar e lidar com o mundo. A transposição didáctica permite analisar porque é que certos conteúdos científicos são ou não ensinados (transposição didáctica externa) e, quando estão no programa como são ensinados (transposição didáctica interna). Os manuais escolares, que normalmente seguem as orientações dos programas escolares, são pois, elementos importantes para a análise da transposição didáctica. O objectivo do presente estudo consiste em analisar a transposição didáctica da Educação Ambiental, mais concretamente do tema Poluição, no sistema educacional de 16 países envolvidos no Projecto Europeu FP6 STREP Biohead-Citizen (CIT2-CT2004-506015), intitulado “Biologia, Saúde e Educação Ambiental para uma melhor cidadania”, dando-se especial enfoque à análise de manuais escolares. Foi dado especial ênfase à análise das abordagens para a resolução de problemas relacionados com a poluição e o seu impacto na saúde dos cidadãos. Os resultados mostraram que são as soluções “tecnológicas” as que aparecem mais referidas nos manuais escolares, seguidas das “mudanças no comportamento individual” e das “mudanças no âmbito social”. As conclusões do presente estudo mostram que é recomendada uma mudança nos manuais de forma a dar maior ênfase ao papel do cidadão na resolução de problemas relacionados com a poluição por forma a promover a saúde e a melhorar a qualidade de vida das pessoas.por
dc.description.abstractEnvironmental education is an issue of unquestionable importance, because it is imbued with values that transcend the mere respect for the environment. It crosses citizenship, health promotion and respect for others, by differences intra- and inter-species, and it is a discipline providing guidance on how to be and deal with the world. The didactic transposition allows us to analyze why certain scientific contents are not taught or not (external didactic transposition) and, when they are in the school curriculum, how they are taught (internal didactic transposition). The textbooks, which usually follow the guidelines of the school curriculum, are therefore important elements for the analysis of didactic transposition. The purpose of this study is to analyze the didactic transposition of Environmental Education, specifically the topic Pollution in the educational system from 16 countries involved in the European project FP6 STREP “BIOHEAD-CITIZEN” (CIT2-CT2004-506 015), entitled “Biology, Health and Environmental Education for better Citizenship”, with particular focus on the analysis of textbooks. Special emphasis was given to the analysis of approaches to solving problems related to pollution and its impact on citizens’ health. The results showed that “technological” solutions are those that appear most often mentioned in textbooks, followed by "changes in individual behaviour" and "changes in the social sphere." The findings of this study show that changes in textbooks is recommended in order to give greater emphasis to the role of citizens in solving problems related to pollution so as to promote health and improve persons’ quality of life.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - PTDC/CED/65224/2006, CIFPEC - unidade de investigação 644por
dc.description.sponsorshipEuropean project FP6 “Biohead-Citizen” CIT2-CT-2004-506015por
dc.language.isoporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAmbientepor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectManuais escolarespor
dc.subjectEnvironmentpor
dc.subjectHealthpor
dc.subjectTexbookspor
dc.titleEducação ambiental e saúde : abordagens para resolver os problemas de poluição em manuais escolares de 16 paísespor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EFLS_Amb&Saude.pdfArtigo184,51 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID