Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/11044
Title: | O ensino de inglês no 1.º ciclo do ensino básico : contextos e processos de integração curricular |
Author(s): | Pereira, Isabel Cristina Nogueira de Sousa |
Advisor(s): | Alonso, Maria Luísa Garcia Peralta, Maria Helena |
Issue date: | 21-Oct-2010 |
Abstract(s): | Este estudo situado nas áreas científicas do Desenvolvimento Curricular e do Ensino
de Línguas Estrangeiras (Inglês), centrou-se no desenvolvimento de um Projecto
Curricular Integrado para o Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, com recurso à
metodologia de investigação-acção colaborativa, percepcionada como estratégia de
inovação de práticas educativas e de formação de professores.
Este Projecto Curricular desenvolveu-se num processo de pesquisa, segundo um
percurso organizado em 5 espirais de investigação-acção, que corporizam 5 unidades
didácticas, estruturadas segundo o Quadro de Organização Curricular designado por “A
story (for you) to learn”.
A abordagem metodológica criada caracterizou-se pelo seu carácter manifestamente
construtivista, integrador e comunicativo, evidenciado nas dimensões fundadoras que
integram o Referencial de Construção do Projecto. Tomando como ponto de partida
histórias que, ao longo de 5 unidades didácticas, servem à organização de núcleos
globalizadores, à enunciação das questões geradoras da aprendizagem e ao estabelecimento
de relações entre as diferentes aprendizagens a realizar, o Projecto adoptou uma
abordagem de storytelling como estratégia de integração curricular.
Sujeito a um escrutínio permanente, o Projecto Curricular Integrado desenvolvido
numa turma do 4º ano da Escola do 1º Ciclo de Torredeita, pertencente ao Agrupamento de
Escolas D. Duarte, Vil de Soito, Viseu, foi analisado qualitativamente, de acordo com um
Modelo de Análise de Dados indutivo-dedutivo, baseado em categorias definidas a priori e
subcategorias que emergiram dos dados recolhidos.
As conclusões apresentadas permitem inferir acerca das potencialidades do Projecto
relativamente à natureza inovadora do conhecimento produzido e às potencialidades da
metodologia de investigação-acção colaborativa adoptada. Verificou-se que a abordagem
metodológica desenvolvida possibilitou a progressão das aprendizagens de Inglês,
evidenciada nas 4 competências da língua e o desenvolvimento integrado do currículo do
1º Ciclo do Ensino Básico. Constatou-se, também, que a estratégia de integração de
storytelling é adequada ao ensino e aprendizagem da língua inglesa nos primeiros anos de
escolaridade. O contexto de investigação-acção colaborativa, no qual o estudo foi
desenvolvido, revelou-se apropriado à investigação realizada na sala de aula, assumindo-se os intervenientes no processo, como participantes activos que, de formas diferenciadas,
deram o seu contributo para o conhecimento e melhoria das práticas curriculares que dizem
respeito ao ensino e aprendizagem de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico. The present study is placed within the Curriculum Development and learning of English in the 1st Cycle study fields, and it is focused on the development of an Integrated Curricular Project to the Teaching of English to 1st Cycle students. A collaborative actionresearch methodology was adopted and implemented as an innovative strategy for improving teachers‟ practice and training. The curricular project was developed following a five-spiral action research course process, embodying 5 units designed according to Curricular Framework named as “A story (for you) to learn”. The Project assumed a storytelling approach of a clear constructivist, integrated and communicative nature, perceptible in the main founding dimensions of the Construction Referential Project. Taking the stories as a starting point, which throughout the 5 units were considered as the globalizing core, creating problem solving learning situations and linking the different areas of the primary school curriculum, the project assumed a storytelling methodology/approach as a strategy for integration. Under permanent review, the Integrated Curriculum Project was implemented with a 4th grade class of Escola do 1º Ciclo de Torredeita, within Agrupamento de Escolas de Vil de Soito and a qualitative analysis was used according to an inductive-deductive Data Analysis Model, based on post defined categories and sub-categories which arose from the collected data. The results interpretation enhance both the relevance of the project in what concerns the innovative nature of the knowledge acquired and also the significance of the collaborative action-research methodology adopted. The methodological approach improved the four language skills learning and the integrated development of the 1st cycle curriculum. Storytelling as a strategy for integration was also proved to be perfectly appropriate to the early learning of English. The collaborative action research context in which the present study was developed allowed the contribution of different insights concurring to a better knowledge and improvement of teaching practices in what concerns the early learning and teaching of English. |
Type: | Doctoral thesis |
Description: | Tese de doutoramento em Estudos da Criança (área de especialização em Currículo e Supervisão em Educação Básica) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11044 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CIEC - Teses de Doutoramento |