Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/10602

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPinto, Joana Carneiro-
dc.contributor.authorTaveira, Maria do Céu-
dc.date.accessioned2010-05-21T14:04:48Z-
dc.date.available2010-05-21T14:04:48Z-
dc.date.issued2008-02-
dc.identifier.citationCONFERÊNCIA DESENVOLVIMENTO VOCACIONAL : INVESTIGAÇÃO E ENSINO, 4, Braga, Portugal, 2008 – “Conferência Desenvolvimento Vocacional : investigação e ensino”. [S.l. : s.n., 2008].por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/10602-
dc.description.abstractO campo de investigação orientado para a avaliação da eficácia das intervenções vocacionais indica que são cada vez mais as diversas entidades interessadas em obter evidência acerca da eficácia dos serviços de carreira e, de um modo geral, tem-se confirmado que as intervenções vocacionais são eficazes, provocando mudanças positivas no desenvolvimento da carreira dos clientes (Fretz, 1981; Holland, Magoon & Spokane, 1981; Myers, 1986; Swanson, 1995 in Whiston, Brecheisen & Stephens, 2003). Neste sentido, o foco do presente artigo incide sobre um primeiro estudo de desenvolvimento do programa Gestão Pessoal da Carreira (GPC, Taveira, Loureiro, Araújo, Silva, & Faria, 2006), na sua versão para adultos Bolseiros de Investigação da Universidade do Minho (GPC. B). A intervenção psicológica foi levada a cabo com um número limitado de casos (N=5; 2 mulheres e 3 homens, com idades compreendidas entre 28 e 30 anos e a desenvolver investigação/doutoramento nas áreas de Engenharia e Produção de Sistemas, Ambiente, Qualidade e Segurança no Trabalho, Sistemas Informáticos, Engenharia Civil e, Matemática e Ciências da Computação), todos eles bolseiros de investigação da Universidade do Minho, inscritos voluntariamente no programa, no ano lectivo de 2006/07. Avaliou-se o impacto da intervenção, em termos de exploração e avanço em objectivos valorizados de carreira, tal como foram avaliados pela Escala de Exploração Vocacional (CES; Stumpf, Colarelli & Hartman, EEV, adapt. por Taveira, 1997) e pelo Inventário de Preocupações da Carreira (ACCI; Super, Thompson & Lindeman, 1985, IPC, adapt. por Duarte, 1997), em situação de pré e pós-teste. Discutem-se os resultados principais do estudo e retiram-se implicações para o desenvolvimento do programa.por
dc.description.abstractThe research on the assessment of career interventions effectiveness indicates that an increasing number of different entities become interested in obtaining evidence about the efficacy of career services and, in general, it has been confirmed that career interventions are effective, causing positive changes in the career development of clients (Fretz, 1981; Holland, Magoon & Spokane, 1981; Myers, 1986; Swanson, 1995 in Whiston, Brecheisen & Stephens, 2003). Accordingly, this article focuses on a first development study of a Self Career Management Seminar (GPC, Taveira, Loureiro, Araújo, Silva, & Faria, 2005), designed for doctoral students of the University of Minho, in Portugal. The psychological intervention was carried out with a limited number of cases (N = 5, 2 women and 3 men, aged between 28 and 30 years and developing their research/doctorate in Engineering and Production Systems, Environment, Quality and Safety at Work, Information Systems, Civil Engineering, Mathematics and Computer Science domains), who voluntarily enrolled in the program, during the academic year 2006/07. The impact of the intervention was evaluated in terms of career exploration process and progress on valued career goals, as assessed by the Career Exploration Survey (CES; Stumpf, Colarelli & Hartman, adapt. by Taveira, 1997) and the Adult Career Concerns Inventory (ACCI; Super, Thompson & Lindeman, 1985, adapt. by Duarte, 1987), at a pre- and post-test. The main results of the study will be discussed and implications for the development of the program will be considered.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - SFRH/BD/36433/2007por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectEfcáciapor
dc.subjectIntervenção vocacionalpor
dc.subjectBolseiros de investigaçãopor
dc.subjectEvaluationpor
dc.subjectEffectivenesspor
dc.subjectVocational interventionpor
dc.subjectDoctoral studentspor
dc.titleAbordagens à carreira na vida adulta: estudo de avaliação de um modelo de intervençãopor
dc.typeconferencePosterpor
Appears in Collections:CIPsi - Trabalhos de Investigação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JCP_&_MCT2.pdfIV Conferência Desenvolvimento Vocacional: Investigação e Ensino131,49 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID