Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10502

TítuloStresse ocupacional em professores do ensino básico: um estudo sobre as diferenças pessoais e profissionais
Autor(es)Correia, Tânia
Gomes, António Rui
Moreira, Susana Maria do Nascimento Horta
Palavras-chaveStresse
“Burnout”
Comprometimento
Professores
Data26-Mar-2010
EditoraAssociação Portuguesa de Psicologia
CitaçãoSIMPÓSIO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA, 10, Braga, 2010 – “Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia”. [Lisboa : Associação Portuguesa de Psicologia, 2010]. p.1477-1493.
Resumo(s)Este trabalho analisa a experiência de stresse, “burnout”, comprometimento organizacional e satisfação/realização em professores do ensino básico (n=94). Avaliaram-se as seguintes dimensões: fontes de stresse, “burnout”, comprometimento organizacional e satisfação/realização profissional, numa metodologia transversal. Sete aspectos devem ser realçados: i) 45% dos professores percepcionaram a profissão como muito stressante; ii) a exaustão emocional foi a dimensão mais prevalente na experiência de “burnout” (10.6%); iii) não foram encontradas diferenças em função do sexo; iv) professores mais novos apresentaram maior stresse relacionado com a carreira docente, despersonalização e menor satisfação e realização pessoal e profissional; v) professores a leccionaram a alunos mais velhos (3º ciclo) evidenciaram maior stresse, despersonalização e menor comprometimento organizacional; vi) professores com vínculos laborais mais instáveis evidenciaram maior stresse relativo à carreira docente e vii) professores com mais horas de trabalho manifestaram maior stresse relativo ao trabalho burocrático. No final, são discutidas algumas implicações práticas dos resultados encontrados.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10502
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Livros de atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
4-Actas-SO-Professores-Simpósio Psicologia.pdfDocumento principal2,53 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID