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https://hdl.handle.net/1822/10397
Título: | A disciplina de Física e Química nos Cursos de Educação e Formação nível II : uma análise da sua adequação ao perfil dos cursos na opinião de formadores e formandos |
Autor(es): | Barbosa, Elsa Marina Ferreira Leite |
Orientador(es): | Duarte, M. C. |
Data: | 18-Dez-2008 |
Resumo(s): | Os Cursos de Educação e Formação (CEF) de nível II oferecem aos alunos uma nova oportunidade
para concluírem a escolaridade obrigatória e ao mesmo tempo para aprenderem uma profissão,
conferindo-lhes, desta forma, um certificado escolar e uma qualificação profissional. A disciplina de
Física e Química, inserida na matriz curricular destes cursos, deve permitir que “os alunos
alcancem um desenvolvimento intelectual e as bases de conhecimento que permitam aceder, com
a formação adequada, às diferentes saídas profissionais” (Direcção Geral de Formação Vocacional).
Contudo, não existem, até ao momento, estudos que nos dêem conta de como formandos e
formadores avaliam esta disciplina no que respeita à consecução dos objectivos que pretende
atingir.
Partindo desta realidade definiu-se como objectivo deste estudo: (1) investigar opiniões/percepções
de formadores e formandos dos CEF sobre: os cursos, a disciplina de Física e Química e práticas na
leccionação da disciplina.
Participaram no estudo 6 formadores de Física e Química e 14 formandos de CEF de nível II,
inseridos em vários cursos. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista, realizada aos
formadores e formandos, cujos protocolos incluíam 26 questões.
Dos resultados obtidos destacam-se os seguintes: (1) formadores e formandos vêem os CEF como
uma oportunidade para conclusão do 9.º ano de escolaridade e aprendizagem de uma profissão; (2)
a disciplina de Física e Química é considerada como adequada pela maioria dos formadores e dos
formandos para a formação geral destes; contudo, a sua adequação para a futura profissão não
recebe a mesma concordância por parte de todos os entrevistados; (3) a disciplina de Física e
Química apresenta conteúdos comuns às disciplinas da componente tecnológica, com excepção do
Curso de Instalações e Operações de Sistemas Informáticos; (4) os formandos valorizam a ligação
dos conteúdos ao quotidiano e as aulas práticas, o que está em consonância com a prática
pedagógica dos formadores; (5) a avaliação dos alunos é predominantemente formativa, havendo
uma menor valorização dos testes.
Estes resultados podem significar que a disciplina de Física e Química se adequa, de forma geral,
ao perfil dos formandos dos CEF de nível II. Level II Technological Programmes offer students a new opportunity to complete compulsory education and learn a profession, providing them with a school certificate and professional qualifications. The Physical Sciences subject is part of the curriculum and should allow “students to acquire the intellectual development and knolwledge base needed to access jobs with appropriate training”. However, there are no studies to date on how teachers and students evaluate this subject as regards the attainment of its goals. Given this situation, the present study aims at investigating the opinions/ perceptions of teachers and students in Level II Technological Programmes about: the programmes, Physical Sciences, and the teaching practices within this subject. The study involved 6 Physical Sciences teachers and 14 students from various programmes. Data were collected through an interview to teachers and students, whose protocol included 26 questions. The most important results were as follows: (1) both teachers and students see these programmes as an opportunity to complete the 9th grade and learn a profession; (2) the Physical Sciences subject is considered by most respondents to be an appropriate subject for the students’ general training; however, its appropriateness for future professions is not equally acknowledged by the interviewees; (3) the Physical Sciences subject integrates contents that are common to the technological subjects, except for the Programme of Informatic Systems Installation and Operations; (4) students value the connection between learning contents, daily experience and practical classes, which is in consonance with the teachers’ pedagogical practice; (5) student evaluation is mostly formative and tests are not much valued. These results suggest that the Physical Sciences subject is globally appropriate to the students’ profile in level II Technological Programmes. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10397 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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