Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10391

TítuloCaracterísticas do bom professor de Biologia e Geologia: um estudo com professores e alunos do Ensino Secundário
Autor(es)Cordeiro, Elvira Maria Teixeira
Orientador(es)Dourado, Luís Gonzaga Pereira
Data16-Dez-2008
Resumo(s)O exercício da função de professor requer uma grande diversidade de competências, que incluem conhecimentos, entre outros, sobre as disciplinas que lecciona, os processo de ensino e aprendizagem e a avaliação das aprendizagens, bem como capacidade de inovar nas suas práticas lectivas, de relacionar-se com os alunos e de gerir as aulas. Uma vez que o sucesso da relação pedagógica depende, pelo menos em parte, da empatia que se estabelece entre professor e alunos, e dado que na avaliação do desempenho dos professores os alunos não têm uma palavra a dizer e, ainda, porque, ao transitarem para o ensino secundário, muitos alunos evitam as ciências, pareceu pertinente analisar em que medida as concepções de Bom Professor, perfilhadas por professores e alunos de Biologia e Geologia, se aproximam ou se afastam. Participaram no estudo 15 professores de Biologia e Geologia, do ensino secundário, e 15 alunos que se encontravam a frequentar o segundo ano da disciplina em causa (11º ano). Os dados foram recolhidos através de entrevistas que se centraram em aspectos considerados como característicos de um Bom Professor de Ciências, em geral, e de Biologia e Geologia, em particular. Os resultados deste estudo indicam que os professores consideram que o Bom Professor de Biologia e Geologia possui competências de planificação, articulando correctamente conteúdos, estratégias e recursos. Tanto os professores como os alunos consideram que um Bom Professor de Biologia e Geologia estabelece uma relação de empatia com os alunos, envolve-os no processo de ensino e aprendizagem e recorre, preferencialmente, a actividades laboratoriais e de campo e ao debate de ideias. No que respeita à avaliação, os professores consideram que o Bom Professor valoriza a avaliação formativa, enquanto que os alunos colocam a ênfase na diversificação dos instrumentos de avaliação. Finalmente, para os professores, um Bom Professor de Biologia e Geologia procura continuamente a actualização científica e didáctica. Assim, parece que as concepções dos professores e dos alunos sobre o Bom Professor de Biologia e Geologia são razoavelmente concordantes. Contudo, há aspectos considerados relevantes pelos especialistas em educação em ciências (ex.: reflexão sobre as práticas; utilização de resultados de investigação) que não foram mencionados pelos professores, facto que deve ser tido em conta na formação de professores, a fim de promover um melhor desempenho profissional dos mesmos e de contribuir para uma melhor aprendizagem dos alunos.
The teaching profession requires a great variety of competences that includes knowledge about the teaching subject, the teaching and learning process, and the evaluation of students’ learning. It also includes the capacity for carrying out educational innovation, for communicating with students as well for doing classroom management. It is fully accepted that the success of the pedagogic relationship depends, at least in part, on the empathy developed between students and teacher. However, students have not a role to play in the teachers’ performance evaluation process. On the other hand, a considerable amount of students avoid science when they move from compulsory education to secondary school. Therefore, it seems worthwhile to analyse the extent to which Biology and Geology students’ conceptions of Good Teacher compare to those held by teachers of the subject. The study involved 15 secondary school Biology and Geology teachers and 15 students that were attending the second year of that school subject (11th grade). Data were collected by means of interviews that focused on issues that are acknowledged by the experts as relevant for characterising a Good Teacher of science, in general, and of Biology and Geology, in particular. The results obtained with teachers indicate that for them a Good Teacher of Biology and Geology possesses educational planning competences that enable him/her to articulate contents, strategies and resources. Teachers as well as students stated that a Good Teacher of Biology and Geology is the one that builds a relationship of empathy with his/her students, gives them an active role in the teaching and learning process and uses laboratory and field activities as well as discussions as much as possible. As far as students’ evaluation is concerned, teachers state that a Good Teacher values formative evaluation while students emphasise the use of diversified data collection instruments. Teachers also state that a Good Teacher is always looking for scientific and methodological updating. Thus, it seems that, in general, teachers’ conceptions of Good Teacher of Biology and Geology compare to those held by students. However, there are some issues that are important for experts on science education (e.g.: reflection on own practices; use of research results) and that were not mentioned by the teachers. This fact should be taken into account within teacher education contexts, so that teachers’ professional development can take place and students’ learning can be improved.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10391
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
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Dissertação-Elvira_Maria_Cordeiro.pdf
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