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TitleAs ilustrações dos manuais de Botânica de Seomara da Costa Primo
Author(s)Cavadas, Bento
Guimarães, Fernando
KeywordsBotânica
Manuais escolares
Iconografia
Seomara da Costa Primo
Issue date2009
CitationCOLÓQUIO OS MANUAIS ESCOLARES E A DINÂMICA DA APRENDIZAGEM, Lisboa, Portugal, 2009 – “Os manuais escolares e a dinâmica da aprendizagem”. [S.l. : s.n., 2009].
Abstract(s)Este artigo, baseado no estudo da obra manualística de Seomara da Costa Primo, assume como objectivos principais analisar quais os tipos e o papel das imagens dos manuais escolares destinados ao ensino liceal de Botânica. Na tentativa de perceber como ocorreu uma evolução na tipologia das imagens utilizadas por essa autora, compararam-se dois exemplares de uma das suas obras paradigmáticas, o Compêndio de Botânica. Essa apreciação, apoiada numa abordagem metodológica assente na análise de conteúdo, pelo estabelecimento de categorias a posteriori, contribuiu para confrontar as fontes primárias – manuais escolares – quanto aos conteúdos que incluem, as orientações curriculares, pedagógicas e didácticas que traduzem, as recomendações de políticas educativas, curriculares e didácticas, assim como, os valores educativos e científicos que sugerem. Os resultados mostram que Seomara da Costa Primo utilizou uma pluralidade tipológica de imagens para apoiar o desenvolvimento dos conteúdos e para ilustrar conceitos e fenómenos complexos. Quanto à morfologia, constatou-se um claro predomínio das ilustrações sobre os esquemas, sendo as ilustrações realistas o tipo iconográfico mais frequente. O número de fotografias, inicialmente usadas residualmente, aumentou significativamente na edição mais recente, na qual há ainda a salientar a incorporação de imagens coloridas. No que diz respeito à funcionalidade, constatou-se que a função explicativa foi predominante, em claro contraste com a função catalisadora de experiências, apenas associada a algumas imagens, e em evidente oposição à função metalinguística, totalmente ausente na iconografia analisada.
TypePanel presentation
URIhttp://hdl.handle.net/1822/10322
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DCILM - Comunicações

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