Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10148

TítuloInvestigação-acção: metodologia preferencial nas práticas educativas
Autor(es)Coutinho, Clara Pereira
Sousa, Adão
Dias, Anabela
Bessa, Fátima
Ferreira, Maria José Rodrigues Cunha
Vieira, Sandra Regina
Palavras-chaveInvestigação-acção
Educação
Metodologia
Action-research
Methodology
Educational research
Data2009
EditoraInstituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento
Citação"Revista Psicologia, Educação e Cultura." ISSN 0874-2391. 13:2 (Dez. 2009) 355-379.
Resumo(s)Neste trabalho pretende-se enquadrar a metodologia da Investigação-Acção na prática da investigação educativa. Para tal, começamos por contextualizá-la no paradigma que a suporta, introduzimos os conceitos inerentes à prática reflexiva, para, de seguida apontarmos algumas definições do que é a Investigação-Acção, fornecidas por autores que têm estudado esta vertente da investigação educativa. Apresentamos as suas características mais marcantes, as finalidades a que se propõe e as marcas que a distinguem de outras metodologias da pesquisa em educação. Por fim, referenciam-se as suas modalidades básicas, alguns dos modelos mais representativos e actuais, e, por último, enunciam-se as técnicas e instrumentos mais utilizados na recolha de dados numa Investigação-Acção. Em jeito de conclusão apuramos alguns contributos que esta metodologia oferece ao estudo dos problemas nascidos na acção educativa.
In this paper we discuss Action-Research (A-R) as a preferred methodology to study educational practices. We begin presenting the conceptual paradigm that supports Action-Research, introducing the concepts of reflection on practice and presenting some definitions proposed by the authors who conceptualized it as a method for researching the educational issues. We present Action-Research methodology main features, as well as the characteristics that differentiate it from other research methods in education. At last we present the most actual models of A-R, as well as the techniques and instruments used for collecting data. Finally we collect and comment the contributions this methodology offers to the study issues related to educational practices.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10148
ISSN0874-2391
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Investigação_Acção_Metodologias.PDFFicheiro principal3,33 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID