Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10148
Título: | Investigação-acção: metodologia preferencial nas práticas educativas |
Autor(es): | Coutinho, Clara Pereira Sousa, Adão Dias, Anabela Bessa, Fátima Ferreira, Maria José Rodrigues Cunha Vieira, Sandra Regina |
Palavras-chave: | Investigação-acção Educação Metodologia Action-research Methodology Educational research |
Data: | 2009 |
Editora: | Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento |
Citação: | "Revista Psicologia, Educação e Cultura." ISSN 0874-2391. 13:2 (Dez. 2009) 355-379. |
Resumo(s): | Neste trabalho pretende-se enquadrar a metodologia da Investigação-Acção na prática da investigação educativa. Para tal, começamos por contextualizá-la no paradigma que a suporta, introduzimos os conceitos inerentes à prática reflexiva, para, de seguida apontarmos algumas definições do que é a Investigação-Acção, fornecidas por autores que têm estudado esta vertente da investigação educativa. Apresentamos as suas características mais marcantes, as finalidades a que se propõe e as marcas que a distinguem de outras metodologias da pesquisa em educação. Por fim, referenciam-se as suas modalidades básicas, alguns dos modelos mais representativos e actuais, e, por último, enunciam-se as técnicas e instrumentos mais utilizados na recolha de dados numa Investigação-Acção. Em jeito de conclusão apuramos alguns contributos que esta metodologia oferece ao estudo dos problemas nascidos na acção educativa. In this paper we discuss Action-Research (A-R) as a preferred methodology to study educational practices. We begin presenting the conceptual paradigm that supports Action-Research, introducing the concepts of reflection on practice and presenting some definitions proposed by the authors who conceptualized it as a method for researching the educational issues. We present Action-Research methodology main features, as well as the characteristics that differentiate it from other research methods in education. At last we present the most actual models of A-R, as well as the techniques and instruments used for collecting data. Finally we collect and comment the contributions this methodology offers to the study issues related to educational practices. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10148 |
ISSN: | 0874-2391 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Investigação_Acção_Metodologias.PDF | Ficheiro principal | 3,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |