Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/10071

TitlePerspectivas dos conselhos executivos acerca da gestão flexível do currículo : o caso das Ciências Físicas e Naturais
Author(s)Sequeira, Manuel
Duarte, Conceição
Leite, Laurinda
Dourado, Luís Gonzaga Pereira
Issue date2002
PublisherUniversidad de Burgos
CitationMOREIRA, Marco António ; CABALLERO SAHELICES, Concesa, orgs. – “Actas do Encuentro Iberoamericano sobre Investigación Básica en Educación en Ciências, 1, Burgos, 2002.” - Burgos : Servicio de Publicaciones da Universidad de Burgos, 2002. p. 459-470.
Abstract(s)O projecto de Gestão Flexível do Currículo (GFC) iniciou-se em Portugal nos fins da década de 90, tendo como filosofia a consideração da escola como um contexto ecológico para a emergência da mudança, o reforço da autonomia curricular da escola, a promoção da flexibilidade do currículo e da organização pedagógica, bem como a introdução de variáveis curriculares específicas, de âmbito regional ou local. O objectivo deste trabalho é analisar a avaliação que os Conselhos Executivos fazem da forma como a GFC está a ser aplicada ao nível do 3° ciclo do ensino básico (11-14 anos de idade), com especial incidência na área das Ciências Físicas e Naturais. Dados recolhidos através de um questionário, respondido por 21 presidentes dos Conselhos Executivos de escolas onde funciona a GFC, apontam para uma avaliação positiva da experiência da GFC, especialmente ao nível do empenhamento dos professores e da promoção da colaboração entre eles. No que respeita às Ciências Físicas e Naturais, os efeitos parecem situar-se mais ao nível organizacional do que ao nível pedagógico-didáctico.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/10071
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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