Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92280

TítuloFraude alimentar em Portugal: perceção e comportamento dos consumidores
Outro(s) título(s)Food fraud: the perception and behaviour of consumers in Portugal
Autor(es)Sousa, Isabel Fernanda Silva Fontes de
Orientador(es)Teixeira, J. A.
Cunha, Luís Miguel Soares Ribeiro Leite da
Palavras-chaveEntrevistas
Fraude alimentar
Inquéritos online
Perceção consumidor
Portugal
Interviews
Food fraud
Online surveys
Consumer perception
Data22-Mar-2022
Resumo(s)O setor agroalimentar é um dos setores económicos basilares da nossa sociedade, pelo que merece uma atenção especial de todos os agentes que nele intervêm. Existe, por isso, uma preocupação constante em reduzir as suas vulnerabilidades e de diminuir os riscos em toda a cadeia alimentar. A fraude alimentar, não sendo um fenómeno recente, é complexa e representa uma preocupação e ameaça permanente em todo o mundo. Esta agrega um conjunto de atos ilícitos, deliberados e intencionais, tendente a obter benefícios económicos. Contudo, ainda não existe uma definição precisa e consensual deste conceito, a qual seria particularmente útil nas situações que requerem intervenção judicial. Adicionalmente, este fenómeno apresenta uma prevalência com características cada vez mais ardilosas, sendo um constante incómodo e desafio para as autoridades, reguladores, indústrias, distribuidores e consumidores, devido à diversidade de fraudes existentes e à necessidade de ajuste contínuo dos mecanismos de controlo e prevenção, promovendo constantes/novos desafios aos laboratórios de ensaios analíticos. O objetivo deste estudo consistiu em compreender a perspetiva do consumidor português face à fraude alimentar, com base na sua experiência, perceção e conhecimento, integrando duas abordagens complementares, uma de cariz qualitativo, com recurso à realização de entrevistas presenciais, e outra de cariz quantitativo, operacionalizada através de inquéritos online aos consumidores. Com base na informação recolhida, efetuou-se a análise e o tratamento dos dados através de metodologias estatísticas e de análise de conteúdo, com o recurso aos Softwares SPSS, Nvivo 12 e Excel. Os resultados das entrevistas conduziram à construção de um inquérito mais robusto. Por sua vez, os resultados dos inquéritos revelaram que dos 80 itens analisados por estatísticas inferenciais, apenas em 20% destes se verificaram diferenças significativas nas perceções, atitudes e comportamentos dos consumidores inquiridos expostos e não expostos à fraude alimentar. Destacam-se as questões relacionadas com a frequência da fraude alimentar e o grau de confiança em alguns aspetos relacionados com produtos alimentares, com um maior número de itens com diferenças significativas. As principais ideias a reter deste estudo prendem-se com o reconhecimento da existência de fraude alimentar pelos inquiridos, e com as suas implicações na saúde. Por outro lado, os inquiridos reconhecem que este fenómeno não lhes é indiferente e podem ter um papel ativo na sua prevenção e combate. Consideraram ainda que o comércio eletrónico é o canal mais vulnerável para a ocorrência de fraude e que a categoria de produtos “Carne e Produtos à base de carne” é a mais suscetível a este fenómeno. Os resultados revelaram também que os inquiridos tendem a comprar em locais de confiança, mostram uma comedida confiança na atuação das entidades no controlo e fiscalização e consideram que o grande motor da fraude é a obtenção de maiores lucros e a falta de ética.
The agri-food sector is one of the fundamental economic sectors of our society and therefore deserves special attention from all agents involved. Consequently, there is a constant concern in reducing its vulnerabilities and diminishing the risks throughout the food chain. Food fraud, although not a recent phenomenon, is complex and represents a worldwide permanent concern and threat. It combines a set of illicit, deliberate and intentional acts, aimed at gaining economic benefits. However, there is still no precise or consensual definition regarding this concept, which would be a particularly useful factor in situations requiring judicial intervention. Additionally, this phenomenon presents a prevalence with increasingly cunning characteristics, acting as a permanent problematic issue and challenge for authorities, regulators, industries, distributors and consumers, due to not only the diversity of existing frauds but also the need for continuous adjustment of control and prevention mechanisms, while promoting constant and new challenges to analytical testing laboratories. The aim of this study was to understand the Portuguese consumer's perspective on food fraud, based on their experience, perception and knowledge, using two complementary approaches, one qualitative, through face-to-face interviews, and the other quantitative, through online consumer surveys. Based on the collected data, it’s processing and analysis was carried out through statistical methodologies and content analysis, using SPSS, Nvivo 12 and Excel software. The results of the interviews led to the development of a more robust survey. Further to this, the survey results show that out of the 80 items analysed by inferential statistics, only 20% showed significant differences in the perceptions, attitudes and behaviours of consumers exposed and not exposed to food fraud. Questions related to frequency of food fraud and degree of confidence in some aspects related to food products stand out, with a higher number of items with significant differences. The main ideas to retain from this study are related to the respondents' acknowledgment of the existence of food fraud and its implications on health. Furthermore, the respondents recognise that they are not indifferent to this phenomenon and that they can play an active role in preventing and fighting it. They also considered e-commerce to be the most vulnerable channel for the occurrence of fraud and that the product category "Meat and meat-based products" is the most vulnerable to this phenomenon. The results also revealed that the respondents tend to buy from trustworthy places, show discreet confidence in the performance of entities in control & supervision and consider that the major fraud drivers are to obtain greater profits and lack of ethics.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92280
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CEB - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Ficheiros deste registo:
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Isabel Fernanda Silva Fontes de Sousa.PDFDissertação de mestrado6,57 MBAdobe PDFVer/Abrir

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