Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91994
Título: | A resolução de problemas matemáticos em contexto lúdico |
Outro(s) título(s): | Solving mathematical problems in a ludic context |
Autor(es): | Vieira, Ana Patrícia Alves |
Orientador(es): | Palhares, Pedro |
Palavras-chave: | 1.º Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-Escolar Lúdico Resolução de problemas matemáticos 1st Cycle of Basic Education Ludic Mathematical problem solvingon; Pre School Education |
Data: | 16-Jan-2023 |
Resumo(s): | No presente estudo, intitulado “A Resolução de Problemas Matemáticos em Contexto Lúdico”
analisa-se de que forma o contexto lúdico contribui para a aquisição de aprendizagens relacionadas com
a resolução de problemas matemáticos. Nesta investigação, os participantes frequentavam dois
contextos distintos, sendo estes a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Respetivamente,
participaram 20 crianças da Educação Pré-Escolar, com idades compreendidas entres os 5 e os 6 anos,
e uma turma do 1.º ano de escolaridade, constituída por 24 alunos.
Os objetivos do estudo foram comuns aos dois contextos, sendo estes: i) compreender a
potencialidade que o lúdico tem para a aquisição de aprendizagens relacionadas com a resolução de
problemas matemáticos; ii) analisar de que forma as crianças associam os momentos lúdicos a
momentos de aprendizagem; iii) perceber como a Resolução de Problemas atua na estimulação do
interesse e curiosidade pela matemática e; iv) investigar os diferentes modos de processamento da
resolução de problemas pelas crianças. Como forma a alcançar os referidos objetivos, optou-se pela
adoção de uma metodologia qualitativa com contornos da metodologia de investigação-ação, uma vez
que todo o processo foi reiterado por um ciclo de observação, planificação, ação e reflexão.
Os resultados demonstraram que as crianças recorrendo ao contexto lúdico construíram
aprendizagens relacionadas com a resolução de problemas matemáticos. O desenvolvimento das
atividades em contexto lúdico permitiu uma evolução positiva no que respeita ao interesse e curiosidade
pela resolução de problemas matemáticos e, consequentemente pela matemática. Observou-se também,
de forma clara, por parte das crianças, uma associação dos momentos lúdicos a momentos de
aprendizagens. Ambos os grupos perceberam que a brincar também se aprende, sendo que gostaram
de resolver problemas matemáticos recorrendo ao lúdico. Por tudo o mencionado, esta investigação
mostra o potencial que o contexto lúdico adquire na construção de aprendizagens relacionadas com a
resolução de Problemas. In the present study, entitled “The Solving of Mathematical Problems in a Ludic Context” it is analyzed how the ludic context contributes to the acquisition of learning related to the resolution of mathematical problems. In this investigation, the participants attended two different contexts, namely Pre-School Education and the 1st Cycle. Respectively, 20 children from Pre-School Education participated, aged between 5 and 6 years, and a class of the 1st grade, consisting of 24 students. The objectives of the study were common to both, being these: i) to understand the potential that ludic has for the acquisition of learning related to the resolution of mathematical problems; ii) analyze how children associate ludic moments with learning moments; iii) understand how Problem Solving works to stimulate interest and curiosity in mathematics and; iv) investigate ways of processing children's problem solving. In order to achieve these objectives, we opted for the adoption of a qualitative methodology with the contours of the research-action methodology, since the whole process was reiterated by a cycle of observation, planning, action and reflection. The results demonstrated that children using the ludic context built learning related to solving mathematical problems. The development of activities in a ludic context allowed a positive evolution in terms of interest and curiosity in solving mathematical problems and, consequently, in mathematics. It was also clearly observed, on the part of the children, an association between ludic moments and moments of learning. Both groups realized that playing is also learned, and they liked to solve mathematical problems using ludic. For all the mentioned, this investigation shows the potential that the ludic context acquired in the construction of learning related to the resolution of Problems. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91994 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Patricia Alves Vieira.pdf | Relatório de estágio | 40,42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons