Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91994

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPalhares, Pedropor
dc.contributor.authorVieira, Ana Patrícia Alvespor
dc.date.accessioned2024-06-25T11:15:38Z-
dc.date.available2024-06-25T11:15:38Z-
dc.date.issued2023-01-16-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/91994-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractNo presente estudo, intitulado “A Resolução de Problemas Matemáticos em Contexto Lúdico” analisa-se de que forma o contexto lúdico contribui para a aquisição de aprendizagens relacionadas com a resolução de problemas matemáticos. Nesta investigação, os participantes frequentavam dois contextos distintos, sendo estes a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Respetivamente, participaram 20 crianças da Educação Pré-Escolar, com idades compreendidas entres os 5 e os 6 anos, e uma turma do 1.º ano de escolaridade, constituída por 24 alunos. Os objetivos do estudo foram comuns aos dois contextos, sendo estes: i) compreender a potencialidade que o lúdico tem para a aquisição de aprendizagens relacionadas com a resolução de problemas matemáticos; ii) analisar de que forma as crianças associam os momentos lúdicos a momentos de aprendizagem; iii) perceber como a Resolução de Problemas atua na estimulação do interesse e curiosidade pela matemática e; iv) investigar os diferentes modos de processamento da resolução de problemas pelas crianças. Como forma a alcançar os referidos objetivos, optou-se pela adoção de uma metodologia qualitativa com contornos da metodologia de investigação-ação, uma vez que todo o processo foi reiterado por um ciclo de observação, planificação, ação e reflexão. Os resultados demonstraram que as crianças recorrendo ao contexto lúdico construíram aprendizagens relacionadas com a resolução de problemas matemáticos. O desenvolvimento das atividades em contexto lúdico permitiu uma evolução positiva no que respeita ao interesse e curiosidade pela resolução de problemas matemáticos e, consequentemente pela matemática. Observou-se também, de forma clara, por parte das crianças, uma associação dos momentos lúdicos a momentos de aprendizagens. Ambos os grupos perceberam que a brincar também se aprende, sendo que gostaram de resolver problemas matemáticos recorrendo ao lúdico. Por tudo o mencionado, esta investigação mostra o potencial que o contexto lúdico adquire na construção de aprendizagens relacionadas com a resolução de Problemas.por
dc.description.abstractIn the present study, entitled “The Solving of Mathematical Problems in a Ludic Context” it is analyzed how the ludic context contributes to the acquisition of learning related to the resolution of mathematical problems. In this investigation, the participants attended two different contexts, namely Pre-School Education and the 1st Cycle. Respectively, 20 children from Pre-School Education participated, aged between 5 and 6 years, and a class of the 1st grade, consisting of 24 students. The objectives of the study were common to both, being these: i) to understand the potential that ludic has for the acquisition of learning related to the resolution of mathematical problems; ii) analyze how children associate ludic moments with learning moments; iii) understand how Problem Solving works to stimulate interest and curiosity in mathematics and; iv) investigate ways of processing children's problem solving. In order to achieve these objectives, we opted for the adoption of a qualitative methodology with the contours of the research-action methodology, since the whole process was reiterated by a cycle of observation, planning, action and reflection. The results demonstrated that children using the ludic context built learning related to solving mathematical problems. The development of activities in a ludic context allowed a positive evolution in terms of interest and curiosity in solving mathematical problems and, consequently, in mathematics. It was also clearly observed, on the part of the children, an association between ludic moments and moments of learning. Both groups realized that playing is also learned, and they liked to solve mathematical problems using ludic. For all the mentioned, this investigation shows the potential that the ludic context acquired in the construction of learning related to the resolution of Problems.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.subjectEducação Pré-Escolarpor
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectResolução de problemas matemáticospor
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpor
dc.subjectLudicpor
dc.subjectMathematical problem solvingon;por
dc.subjectPre School Educationpor
dc.titleA resolução de problemas matemáticos em contexto lúdicopor
dc.title.alternativeSolving mathematical problems in a ludic contextpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203609697por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Patricia Alves Vieira.pdfRelatório de estágio40,42 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID