Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9104

TítuloInovações científicas de construção em terra crua
Autor(es)Jalali, Said
Eires, R.
Palavras-chaveConstrução sustentável
Terra crua
Data2008
CitaçãoCONFERÊNCIA INTERNACIONAL – ANGOLA : ENSINO, INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (EIDAO 08), 1, Braga, Portugal, 2008 – “Angola : ensino, investigação e desenvolvimento : actas”. [S.l. : s.n., 2008].
Resumo(s)Estima-se que metade da população mundial (aproximadamente três biliões de pessoas) vive actualmente em construções em terra crua, realizadas através de diversas tecnologias. Pretende-se chamar a atenção para as potencialidades das construções em terra crua, dar a conhecer as técnicas mais utilizadas na actualidade e inovações de carácter científico desenvolvidas neste âmbito. Nos dias de hoje, a nossa sociedade vê a terra crua como um material ligado à pobreza e como tal estas inovações podem mudar esta desajustada percepção e preconceitos em relação à construção em terra uma vez dotam o material de uma excelente qualidade e nova aparência. As inovações neste tipo de construção consistem sobretudo no desenvolvimento de soluções de estabilização do solo que trazem melhorias significativas em termos de durabilidade, economia, sustentabilidade e estética à construção em terra. A estabilização do solo é realizada por diversos meios como por exemplo pela mistura de terra com outros materiais como o cimento, a cal, pozolanas e cinzas volantes e adições em pequenas quantidades de alguns aditivos de origem mineral. Assim é possível obter um material de construção mais durável, pelas suas maiores resistências à água, a bactérias e fungos e resistência mecânica. Além disso, permite reduzir o tempo de cura do material e obter um aspecto mais adaptado às actuais exigências sociais. Sendo Angola um país de excelentes condições para a utilização da construção em terra crua, pelo seu clima e pela abundante matéria-prima, considera-se que a introdução destas técnicas inovadoras podem desfazer preconceitos em relação a este tipo de construção e promover a utilização destas novas tecnologias no mercado da construção.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9104
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Eires_CN_1_2008 (artigo).pdf264,35 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID