Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/90913

TítuloO poder da linguagem e da comunicação na aula de Português
Outro(s) título(s)The power of language and communication in the Portuguese class
Autor(es)Lemos, Bruna Oliveira
Orientador(es)Silva, António Carvalho da
Palavras-chaveComunicação
Ensino
Interação
Linguagem
Oralidade
Communication
Education
Interaction
Language
Orality
Data9-Dez-2022
Resumo(s)Este trabalho reúne em si toda a construção das aprendizagens no decorrer do estágio pedagógico previsto para o 2.º ano do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e procura cumprir o desiderato de apresentar uma fundamentação crítica sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2021/2022. Este relatório incide na prática enquanto Professora Estagiária de Português e constitui em si a descrição do processo de estágio, desde a caracterização da escola e das turmas, à apresentação, fundamentação e avaliação das atividades desenvolvidas. A sistematização deste percurso encontra-se aqui traçada com um aprofundamento de reflexões suportadas por uma análise crítica das dinâmicas de sala de aula, tendo como referência as Aprendizagens Essenciais previstas para os anos de escolaridade das turmas em que se atuou. Aspeto que mereceu particular atenção ao longo do estágio, constitui o tema integrador do projeto de estágio, que se relaciona com a capacidade de comunicação na aula de Português com o principal propósito de auxiliar os alunos numa progressiva melhoria da capacidade de comunicação, quer através de registos escritos quer através da oralidade, partindo da análise de alguma bibliografia sobre esta temática, com destaque para a importância da metodologia comunicativa como facilitador de aprendizagens previstas nos documentos curriculares nacionais e do AE/E.
This work carries together the production of all the learnings during the pedagogical internship planned for the 2nd year of the Masters in Portuguese Teaching in the 3rd cycle of the Basic Education and Secondary Education and seeks to fulfill the desideratum of presenting a critical foundation about the work developed during the 2021/2022 school year. This report focuses on my practice as an Intern Teacher of Portuguese and constitutes the description of the internship process, from the characterization of the school and classes to the presentation, reasoning and evaluation of the activities developed. The systematization of this path is outlined here with a deepening of reflections supported by a critical analysis of the dynamics of the classroom, having as a reference the Essential Learning foreseen for the school years of the classes in which it worked. An aspect that justified particular attention throughout the internship, was the integrating theme of the Internship Project, which is related to the ability to communicate in the Portuguese class with the main purpose of helping students to progressively improve their communication skills, either through written records or orally, based on the analysis of some bibliography on this subject, with emphasis on the importance of the communicative methodology as a facilitator of learning foreseen in the national curriculum documents and the AE/E.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/90913
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Bruna Oliveira Lemos.pdfRelatório de estágio2,96 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID