Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/90913
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, António Carvalho da | por |
dc.contributor.author | Lemos, Bruna Oliveira | por |
dc.date.accessioned | 2024-04-10T15:49:01Z | - |
dc.date.available | 2024-04-10T15:49:01Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-10 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/90913 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | por |
dc.description.abstract | Este trabalho reúne em si toda a construção das aprendizagens no decorrer do estágio pedagógico previsto para o 2.º ano do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e procura cumprir o desiderato de apresentar uma fundamentação crítica sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2021/2022. Este relatório incide na prática enquanto Professora Estagiária de Português e constitui em si a descrição do processo de estágio, desde a caracterização da escola e das turmas, à apresentação, fundamentação e avaliação das atividades desenvolvidas. A sistematização deste percurso encontra-se aqui traçada com um aprofundamento de reflexões suportadas por uma análise crítica das dinâmicas de sala de aula, tendo como referência as Aprendizagens Essenciais previstas para os anos de escolaridade das turmas em que se atuou. Aspeto que mereceu particular atenção ao longo do estágio, constitui o tema integrador do projeto de estágio, que se relaciona com a capacidade de comunicação na aula de Português com o principal propósito de auxiliar os alunos numa progressiva melhoria da capacidade de comunicação, quer através de registos escritos quer através da oralidade, partindo da análise de alguma bibliografia sobre esta temática, com destaque para a importância da metodologia comunicativa como facilitador de aprendizagens previstas nos documentos curriculares nacionais e do AE/E. | por |
dc.description.abstract | This work carries together the production of all the learnings during the pedagogical internship planned for the 2nd year of the Masters in Portuguese Teaching in the 3rd cycle of the Basic Education and Secondary Education and seeks to fulfill the desideratum of presenting a critical foundation about the work developed during the 2021/2022 school year. This report focuses on my practice as an Intern Teacher of Portuguese and constitutes the description of the internship process, from the characterization of the school and classes to the presentation, reasoning and evaluation of the activities developed. The systematization of this path is outlined here with a deepening of reflections supported by a critical analysis of the dynamics of the classroom, having as a reference the Essential Learning foreseen for the school years of the classes in which it worked. An aspect that justified particular attention throughout the internship, was the integrating theme of the Internship Project, which is related to the ability to communicate in the Portuguese class with the main purpose of helping students to progressively improve their communication skills, either through written records or orally, based on the analysis of some bibliography on this subject, with emphasis on the importance of the communicative methodology as a facilitator of learning foreseen in the national curriculum documents and the AE/E. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Interação | por |
dc.subject | Linguagem | por |
dc.subject | Oralidade | por |
dc.subject | Communication | por |
dc.subject | Education | por |
dc.subject | Interaction | por |
dc.subject | Language | por |
dc.subject | Orality | por |
dc.title | O poder da linguagem e da comunicação na aula de Português | por |
dc.title.alternative | The power of language and communication in the Portuguese class | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 203552571 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 17 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bruna Oliveira Lemos.pdf | Relatório de estágio | 2,96 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons