Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/90653

TítuloEnsino e aprendizagem da leitura: fundamentos e aplicações
Autor(es)Lopes, João A.
Editor(es)Alves, Rui A.
Leite, Isabel
Palavras-chaveEnsino
Leitura
Descodificação
Fluência
Compreensão
Data2021
EditoraBrasil. Ministério da Educação
Resumo(s)O ensino da leitura, para ser eficaz, envolve o conhecimento de aspectos específicos da aprendizagem da leitura, bem como de métodos e técnicas do domínio da didáctica. Entre os primeiros, conta-se o conhecimento da génese e funcionamento do sistema alfabético de escrita, das relações entre a fala e a escrita e conhecimentos de fonologia. É também crucial perceber o papel da automaticidade no reconhecimento de palavras, e da fluência, na compreensão de texto, entre outros. Quanto aos métodos, é necessário ter informação sobre a forma mais eficaz de ensinar a ler, tendo em conta a arquitectura do sistema alfabético, os processos cognitivos que sustentam a aprendizagem da leitura e os limites da memória no processamento da informação escrita. Sem esquecer, naturalmente, o impacto emocional e relacional que a aprendizagem da leitura (e, principalmente, o seu fracasso) tem nas crianças.
TipoCapítulo de livro
DescriçãoDOI Livro: 10.34627/sj2w-hk15
URIhttps://hdl.handle.net/1822/90653
ISBN978-65-87026-86-2
Versão da editorahttp://hdl.handle.net/10400.2/10831
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
6Ensino e Aprendizagem da Leitura - Lopes.pdf414,37 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID