Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/90653
Título: | Ensino e aprendizagem da leitura: fundamentos e aplicações |
Autor(es): | Lopes, João A. |
Editor(es): | Alves, Rui A. Leite, Isabel |
Palavras-chave: | Ensino Leitura Descodificação Fluência Compreensão |
Data: | 2021 |
Editora: | Brasil. Ministério da Educação |
Resumo(s): | O ensino da leitura, para ser eficaz, envolve o conhecimento de aspectos específicos da aprendizagem da leitura, bem como de métodos e técnicas do domínio da didáctica. Entre os primeiros, conta-se o conhecimento da génese e funcionamento do sistema alfabético de escrita, das relações entre a fala e a escrita e conhecimentos de fonologia. É também crucial perceber o papel da automaticidade no reconhecimento de palavras, e da fluência, na compreensão de texto, entre outros. Quanto aos métodos, é necessário ter informação sobre a forma mais eficaz de ensinar a ler, tendo em conta a arquitectura do sistema alfabético, os processos cognitivos que sustentam a aprendizagem da leitura e os limites da memória no processamento da informação escrita. Sem esquecer, naturalmente, o impacto emocional e relacional que a aprendizagem da leitura (e, principalmente, o seu fracasso) tem nas crianças. |
Tipo: | Capítulo de livro |
Descrição: | DOI Livro: 10.34627/sj2w-hk15 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/90653 |
ISBN: | 978-65-87026-86-2 |
Versão da editora: | http://hdl.handle.net/10400.2/10831 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
6Ensino e Aprendizagem da Leitura - Lopes.pdf | 414,37 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |