Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/89103
Título: | Vivências dos professores brasileiros no cenário da Covid-19 no ensino para alunos com Necessidades Educativas Especiais |
Outro(s) título(s): | Experiences of Brazilian teachers in the Covid-19 setting in teaching for students with Special Educational Needs |
Autor(es): | Tomaz, Clarice Rejane Lima Ferreira Cruz-Santos, Anabela |
Palavras-chave: | Ensino fundamental Educação especial Necessidades educativas especiais Professores Covid-19 Elementary education Special education Special educational needs Teachers |
Data: | Dez-2023 |
Editora: | Universidade da Coruña |
Resumo(s): | O presente trabalho teve como finalidade apresentar os relatos dos professores que
lecionaram para alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) dos Anos Iniciais
do Ensino Fundamental no cenário da pandemia da Covid-19 no estado do Rio Grande
do Norte (RN) no Brasil. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa. Os dados foram
recolhidos a partir de uma entrevista semiestruturada com 18 questões aplicadas
individualmente a 14 professores. Os participantes atenderam aos seguintes critérios: a)
lecionaram no estado do Rio Grande do Norte nos anos de 2020 e 2021; b) apoiaram
alunos com NEE nos anos de 2020 e 2021, e c) estes estudantes deveriam estar
matriculados nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental em escolas do Rio Grande
do Norte. Os resultados do estudo permitiram concluir que após o anúncio da pandemia
por Covid-19, as escolas privadas se posicionaram com estratégias e metodologias para o
ensino à frente das escolas públicas. Para mediar as práticas pedagógicas durante esse
período, o aplicativo de mensagens WhatsApp, foi o meio mais adotado pelos professores
investigados, especialmente no âmbito da escola pública. Já no caso dos professores das
escolas privadas, foram utilizadas plataformas digitais como Zoom, Google Meet, Google Classroom, Google Forms, Google Drive no apoio aos estudantes. Os professores
apontaram a família como um fator fundamental para a mediação da comunicação e no
processo de ensino e aprendizagem dos alunos com NEE. Logo, a pandemia evidenciou
as disparidades socioeconômicas, educacionais e culturais do Brasil, especialmente entre
as escolas públicas e privadas. The present work aimed to present the reports of teachers who taught students with Special Educational Needs (SEN) in the Early Years of Elementary School in the scenario of the Covid-19 pandemic in the state of Rio Grande do Norte (RN) in Brazil. This is a qualitative study in nature. The data was collected from a semi-structured interview with 18 questions applied individually to 14 teachers. The participants met the following criteria: a) they taught in the state of Rio Grande do Norte in the years 2020 and 2021; b) they supported students with SEN in the years 2020 and 2021, c) and these students should be enrolled in the first five years of elementary education in schools in Rio Grande do Norte. The results of the study allowed for the conclusion that after the announcement of the Covid-19 pandemic, private schools positioned themselves with strategies and methodologies for teaching ahead of public schools. To mediate the teaching practices during this period, the messaging application WhatsApp was the medium most adopted by the investigated teachers, especially in the public school context. As for the private school teachers, digital platforms such as Zoom, Google Meet, Google Classroom, Google Forms, and Google Drive were used to support the students. Teachers pointed to the family as a fundamental factor in the mediation of communication and in the teaching and learning process of students with SEN. Thus, the pandemic highlighted the socioeconomic, educational and cultural disparities in Brazil, especially between public and private schools. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | DOI Atas 10.17979/spudc.000026 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89103 |
Versão da editora: | https://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/34553 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tomaz & Cruz-Santos 2023.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons