Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89100

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorChoupina-Alves, Cátiapor
dc.contributor.authorCruz-Santos, Anabelapor
dc.contributor.authorTrigo, Helenapor
dc.contributor.authorTeixeira, Joanapor
dc.contributor.authorSimões, Josépor
dc.contributor.authorMartins, Tâniapor
dc.date.accessioned2024-02-27T16:37:09Z-
dc.date.available2024-02-27T16:37:09Z-
dc.date.issued2023-12-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/89100-
dc.descriptionDOI atas 10.17979/spudc.000026por
dc.description.abstractA Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) corresponde à presença de alterações de expressão e/ou compreensão de linguagem, que pode afetar uma ou várias áreas linguísticas (semântica, morfologia, sintaxe, fonologia e/ou pragmática) sem causa aparente (neurológica, intelectual, sensorial ou emocional). Consequentemente, uma criança com PDL apresentará competências de linguagem (expressivas e/ou compreensivas) inferiores àquilo que seria esperado para a idade. É uma condição não visível e vitalícia, que atinge 1 em cada 14. A Linguagem é uma das áreas mais importantes do desenvolvimento. Face ao impacto que a PDL tem na aprendizagem da leitura e da escrita, no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança é fundamental identificar e intervir atempadamente. Tendo em conta que há consciência pública sobre esta condição, que se reflete também em baixas taxas de diagnóstico clínico e investigação sobre a condição, é essencial promover o seu reconhecimento público, através da difusão materiais de apoio com informações e diretrizes clara e adequadas, de modo, que se promova o apoio especializado e necessário. O presente estudo enquadrase na área da promoção da consciencialização da PDL e abordar aspetos do âmbito conceptual e prático desta condição. A metodologia adotada enquadra-se numa pesquisa bibliográfica, que foi desenvolvida a partir das bases de dados online, livros, repositórios de dissertações e teses internacionais e na página RADLD.org. Serão apresentados aspetos relativos ao conceito, prevalência, características e dificuldades assim como estratégias de intervenção.por
dc.description.abstractDevelopmental Language Disorder (DLD) corresponds to the presence of alterations in language expression and/or comprehension, which may affect one or several linguistic areas (semantics, morphology, syntax, phonology and/or pragmatics) without apparent cause (neurological, intellectual, sensory or emotional). As a result, a child with DLD will have language skills (expressive and/or comprehension) that are below what would be expected for their age. It is an unseen and lifelong condition, affecting 1 in 14. Language is one of the most important areas of development. Given the impact that DLD has on learning to read and write, on the child's cognitive, emotional and social development, it is essential to identify and intervene early. Considering that there is public awareness of this condition, which is also reflected in low rates of clinical diagnosis and research on the condition, it is essential to promote its public recognition, through the dissemination of support materials with clear and adequate information and guidelines, so that specialized and necessary support is promoted. The present study falls within the area of promoting awareness of DLD and addressing aspects of the conceptual and practical scope of this condition. The methodology adopted is based on a bibliographic research, which was developed from online databases, books, repositories of international dissertations and theses and the RADLD.org page. Aspects related to the concept, prevalence, characteristics and difficulties as well as intervention strategies will be presented.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Coruñapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectPerturbação do desenvolvimento da linguagempor
dc.subjectFormação de profissionaispor
dc.subjectInclusive educationpor
dc.subjectDevelopmental language disorderpor
dc.subjectTraining of professionalspor
dc.titlePerturbação do desenvolvimento da linguagem: da definição à intervençãopor
dc.title.alternativeDevelopmental language disorder: from definition to interventionpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/34553por
oaire.citationStartPage1305por
oaire.citationEndPage1317por
oaire.citationConferencePlaceCorunha, Espanhapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationActas del XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogíapor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
choupina-alves et al 2023.pdf1,29 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID