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https://hdl.handle.net/1822/89100
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Choupina-Alves, Cátia | por |
dc.contributor.author | Cruz-Santos, Anabela | por |
dc.contributor.author | Trigo, Helena | por |
dc.contributor.author | Teixeira, Joana | por |
dc.contributor.author | Simões, José | por |
dc.contributor.author | Martins, Tânia | por |
dc.date.accessioned | 2024-02-27T16:37:09Z | - |
dc.date.available | 2024-02-27T16:37:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-12 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/89100 | - |
dc.description | DOI atas 10.17979/spudc.000026 | por |
dc.description.abstract | A Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) corresponde à presença de alterações de expressão e/ou compreensão de linguagem, que pode afetar uma ou várias áreas linguísticas (semântica, morfologia, sintaxe, fonologia e/ou pragmática) sem causa aparente (neurológica, intelectual, sensorial ou emocional). Consequentemente, uma criança com PDL apresentará competências de linguagem (expressivas e/ou compreensivas) inferiores àquilo que seria esperado para a idade. É uma condição não visível e vitalícia, que atinge 1 em cada 14. A Linguagem é uma das áreas mais importantes do desenvolvimento. Face ao impacto que a PDL tem na aprendizagem da leitura e da escrita, no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança é fundamental identificar e intervir atempadamente. Tendo em conta que há consciência pública sobre esta condição, que se reflete também em baixas taxas de diagnóstico clínico e investigação sobre a condição, é essencial promover o seu reconhecimento público, através da difusão materiais de apoio com informações e diretrizes clara e adequadas, de modo, que se promova o apoio especializado e necessário. O presente estudo enquadrase na área da promoção da consciencialização da PDL e abordar aspetos do âmbito conceptual e prático desta condição. A metodologia adotada enquadra-se numa pesquisa bibliográfica, que foi desenvolvida a partir das bases de dados online, livros, repositórios de dissertações e teses internacionais e na página RADLD.org. Serão apresentados aspetos relativos ao conceito, prevalência, características e dificuldades assim como estratégias de intervenção. | por |
dc.description.abstract | Developmental Language Disorder (DLD) corresponds to the presence of alterations in language expression and/or comprehension, which may affect one or several linguistic areas (semantics, morphology, syntax, phonology and/or pragmatics) without apparent cause (neurological, intellectual, sensory or emotional). As a result, a child with DLD will have language skills (expressive and/or comprehension) that are below what would be expected for their age. It is an unseen and lifelong condition, affecting 1 in 14. Language is one of the most important areas of development. Given the impact that DLD has on learning to read and write, on the child's cognitive, emotional and social development, it is essential to identify and intervene early. Considering that there is public awareness of this condition, which is also reflected in low rates of clinical diagnosis and research on the condition, it is essential to promote its public recognition, through the dissemination of support materials with clear and adequate information and guidelines, so that specialized and necessary support is promoted. The present study falls within the area of promoting awareness of DLD and addressing aspects of the conceptual and practical scope of this condition. The methodology adopted is based on a bibliographic research, which was developed from online databases, books, repositories of international dissertations and theses and the RADLD.org page. Aspects related to the concept, prevalence, characteristics and difficulties as well as intervention strategies will be presented. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade da Coruña | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PT | por |
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dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PT | por |
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dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Perturbação do desenvolvimento da linguagem | por |
dc.subject | Formação de profissionais | por |
dc.subject | Inclusive education | por |
dc.subject | Developmental language disorder | por |
dc.subject | Training of professionals | por |
dc.title | Perturbação do desenvolvimento da linguagem: da definição à intervenção | por |
dc.title.alternative | Developmental language disorder: from definition to intervention | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/34553 | por |
oaire.citationStartPage | 1305 | por |
oaire.citationEndPage | 1317 | por |
oaire.citationConferencePlace | Corunha, Espanha | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Actas del XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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