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https://hdl.handle.net/1822/88373
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Simões, Ricardo João Ferreira | por |
dc.contributor.advisor | Martins, Carla I. | por |
dc.contributor.advisor | Vilaça, Sílvia | por |
dc.contributor.author | Freitas, Marta Daniela Marcos | por |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T12:04:25Z | - |
dc.date.available | 2024-01-31T12:04:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-03 | - |
dc.date.submitted | 2023-10 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/88373 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Engenharia de Polímeros | por |
dc.description.abstract | No ambiente altamente competitivo que a indústria automóvel está inserida, regido pela globalização e pela transição para automóveis elétricos, o objetivo principal das empresas pertencentes a este setor, passa por manter e ganhar vantagens competitivas face à concorrência existente no mercado. Desta forma, para compreender quais são atualmente os fatores que determinam a competitividade não só a nível económico, mas também noutras facetas como a ambiental, o objetivo primordial deste trabalho é construir um modelo de monitorização do desempenho das empresas na estruturação da sua posição competitiva. Simultaneamente, urge o pedido de controlar as emissões de gases com efeito de estufa ao nível organizacional por parte dos clientes, devido ao foco mundial no combate das alterações climáticas, despoletando a necessidade de implementar a metodologia de cálculo da Pegada de Carbono da empresa em estudo. Numa primeira fase, foi efetuada uma revisão da literatura para enquadramento das temáticas abordadas e de forma a aferir quais os fatores que poderão ser utilizados para avaliar a competitividade ao nível empresarial. No final, assume-se que se pode dividir o conceito de competitividade em quatro dimensões: a económica, a técnica, a ambiental e a social. Uma vez recolhida toda a informação e tendo em consideração as especificidades da empresa, foram selecionados os indicadores constituintes do modelo, recorrendo-se à metodologia de construção de indicadores compósitos, particularmente ao método AHP para a obtenção dos pesos que cada um representa no padrão desenvolvido. Assim, a utilização desta métrica e o cálculo da Pegada, permitiram aferir que existe ainda muito espaço para melhoria e para progressão, no que diz respeito a construir uma Organização com a ambição de não só crescer economicamente, mas também de assegurar a sustentabilidade e o bem-estar comum. O futuro passará por investir na inovação, na melhoria da eficiência dos processos produtivos, na captação e retenção de capital humano qualificado, na adoção de medidas circulares e na descarbonização do setor. | por |
dc.description.abstract | In the highly competitive environment in which the automotive industry operates, governed by globalization and the transition to electric cars, the main objective of companies belonging to this sector is to maintain and gain competitive advantages over existing competition in the market. Therefore, to understand which factors currently determine competitiveness not only at the economic level, but also in other facets such as the environmental, the primary objective of this work is to build a model for monitoring the performance of companies in structuring their competitive position. At the same time, there is an urgent request from customers to control greenhouse gas emissions at an organizational level, due to the global focus on combating climate change, triggering the need to implement the calculation of Carbon Footprint in the company under study. In a first phase, a literature review was carried out to frame the themes covered in this work and to assess which factors could be used to assess competitiveness at a business level. In the end, it is assumed that the concept of competitiveness can be divided into four dimensions: economic, technical, environmental and social. Once the information was collected and considering the specificities of the company, the indicators for the model were selected, using the methodology for constructing composite indicators and, particularly, the AHP method to obtain the weights that each one would represent in the standard. Therefore, the use of this metric and the calculation of the Carbon Footprint made it possible to assess that there is still a lot of room for improvement and progression when it comes to building an organization with the ambition of not only growing economically, but also ensuring sustainability and the common well-being. The future will involve investing in innovation, improving the efficiency of production processes, attracting and retaining qualified human capital, adopting circular measures and decarbonizing the sector. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | por |
dc.subject | Competitividade | por |
dc.subject | Economia | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.subject | Indicadores compósitos | por |
dc.subject | Competitiveness | por |
dc.subject | Economy | por |
dc.subject | Sustainability | por |
dc.subject | Composite indicators | por |
dc.title | Indicadores para monitorizar a competitividade económica e ambiental em contexto de empresa | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 203489535 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 18 valores | por |
sdum.uoei | Escola de Engenharia | por |
dc.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DEP - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Marta Daniela Marcos Freitas.pdf | Dissertação de mestrado | 2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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