Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87526

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Nélson Bruno Martins Marques dapor
dc.contributor.advisorSampaio, Álvaro M.por
dc.contributor.authorRibeiro, Lídia Daniela Lemospor
dc.date.accessioned2023-12-12T15:47:19Z-
dc.date.available2023-12-12T15:47:19Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/87526-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia Humanapor
dc.description.abstractA vigente dissertação tem como objetivo principal compreender a importância da ergonomia e dos fatores humanos para o design de interações com veículos de duas rodas. Para isso, foram abordados conteúdos que visam ajudar a compreensão do universo dos veículos de duas rodas e os seus conceitos, identificar as restrições ao nível dos conceitos de ergonomia e fatores humanos impostas aos condutores de veículos de duas rodas, perceber a forma como a ergonomia e fatores humanos podem influenciar a experiência de condução e estudar a eficiência das interações e carga cognitiva das mesmas com as interfaces homem-máquina (HMI) dos veículos de duas rodas. Através do estudo dos conteúdos acima mencionados, foi possível criar um guião de recomendações de ergonomia e fatores humanos para veículos de duas rodas, com foco na melhoraria da segurança durante a condução, aumento do conforto durante as interações e estudar os tipos de veículos de duas rodas motorizados mais adquiridos em Portugal e relacionar com as posturas em cada um deles.por
dc.description.abstractThe main aim of this dissertation is to understand the importance of ergonomics and human factors in the design of interactions with two-wheeled vehicles. To this end, content has been covered which aims to help understand the world of two-wheeled vehicles and their concepts, identify the restrictions imposed on drivers of two-wheeled vehicles in terms of ergonomics and human factors, understand how ergonomics and human factors can influence the driving experience and study the efficiency of interactions and their cognitive load with the human-machine interfaces (HMI) of two-wheeled vehicles. By studying the contents mentioned above, it was possible to create a guide of ergonomic and human factors recommendations for two-wheeled vehicles, with a focus on improving safety while driving, increasing comfort during interactions and studying the types of two-wheeled motorized vehicles most commonly purchased in Portugal and relating them to the postures in each of them.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectErgonomiapor
dc.subjectEngenharia de fatores humanospor
dc.subjectInteraçõespor
dc.subjectSegurançapor
dc.subjectErgonomicspor
dc.subjectHuman factors engineeringpor
dc.subjectInteractionspor
dc.subjectSafetypor
dc.titleErgonomia e fatores humanos aplicados ao design de interação em veículos de duas rodaspor
dc.title.alternativeErgonomics and human factors applied to interaction design in two-wheeled vehiclespor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203418107por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lidia Daniela Lemos Ribeiro.pdfDissertação de Mestrado3,17 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID