Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87370

TítuloO ensino das ciências em escolas do meio rural: concepções de professores do Brasil e de Portugal
Outro(s) título(s)Science teaching in rural schools: Brazilian and Portuguese teachers' conceptions
[A importância de as crianças de comunidades rurais (campo) aprenderem ciências, nas concepções de professores do Brasil e Portugal]
Autor(es)Baptista, Geilsa Costa Santos
Tracana, Rosa Branca
Carvalho, Graça S.
Palavras-chaveCrianças
Ambientes rurais
Ensino de ciências
Interculturalidade
Aprendizagem científica
Children
Rural environments
Science teaching
Interculturality
Scientific learning
Data2023
EditoraRealize Eventos Científicos e Editora Ltda
CitaçãoBaptista, G.C.S., Carvalho, G.S. e Tracana, R.B. (2023) A importância de as crianças de comunidades rurais (campo) aprenderem ciências, nas concepções de professores do Brasil e Portugal [Science teaching in rural schools: Brazilian and Portuguese teachers' conceptions]. In: Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (LT 09 - Diferença, Multiculturalismo e Interculturalidade). Campina Grande: Realize Editora, 1-12
Resumo(s)O objetivo deste trabalho é analisar a importância de as crianças oriundas do meio rural aprenderem ciências, nas concepções de professores de ciências do Brasil e de Portugal. Quatro professores de ciências de cada país que atuam na educação básica em zonas rurais responderam a questões abertas sobre situações inerentes às realidades de ensino. As respostas obtidas foram sujeitas à análise de conteúdo. De um modo geral, as concepções dos professores brasileiros e portugueses convergiram no sentido de que os conhecimentos rurais são importantes facilitadores da aprendizagem dos conhecimentos científicos escolares, sendo estes necessários para melhorias nas qualidades de vida das crianças nas suas comunidades. No entanto, foram encontradas algumas contradições nessas concepções, entre o ensino para mudança conceitual e para mudança de perfil conceitual. Consideramos necessárias reflexões epistemológicas nas formações desses professores, de modo que dominem a natureza da ciência e possibilidades de enriquecer os universos culturais das crianças.
This work aims to analyze the importance of children from rural areas (countryside) learning science from the perspective of science teachers in Brazil and Portugal. Four science teachers from each country who work in basic education in rural areas answered open questions about situations inherent to teaching realities. The obtained responses were subject to content analysis. In general, the conceptions of Brazilian and Portuguese teachers converged in the sense that rural knowledge is an important facilitator for school scientific knowledge learning, which is necessary for improvements in the quality of life of children in their communities. However, these conceptions showed some contradictions, between teaching for conceptual change and for changing the conceptual profile. We consider to be necessary epistemological reflections in the training of these teachers, so that they could master the nature of science and possibilities to enrich the cultural universes of children.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87370
ISBN978-85-61702-70-0
Versão da editorahttps://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/92681
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ENPEC_EnsinoMeioRural-Br+Pt.pdf356,7 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID