Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/87234

TitleEvolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes
Other titlesEvolution and biodiversity: textbooks and students’ interest and conceptions
Author(s)Santana, Carolina Maria Boccuzzi
Calegari, Andreia dos Santos
Soares, João Paulo Reis
Almeida, Ester Aparecida Ely de
Jorge, Jéssica
Carvalho, Graça S.
Franzolini, Fernanda
KeywordsLivros didáticos
Evolução biológica
Manuais escolares
Concepções dos estudantes
Adaptação
Adaptation
Textbooks
Biological evolution
Student conceptions
Student interests
Issue date2023
PublisherUniversidade Federal do Pará (UFPA)
JournalAmazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
CitationSantana, C.M.B., Calegari, A.S., Soares, J.P.R., Almeida, E.A.E., Jorge, J., Carvalho, G.S. & Franzolini, F. (2023). Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes [Evolution and biodiversity: textbooks and students’ interest and conceptions] Amazônia, Revista de Educação em Ciências e Matemática, 19 (42), 270-299
Abstract(s)Sendo o conhecimento de evolução central à compreensão da biodiversidade, este trabalho pretendeu compreender: (i) os interesses dos estudantes sobre evolução biológica; (ii) suas explicações para as diferenças e semelhanças entre os seres vivos; e (iii) como os materiais didáticos exploram as questões relacionadas às adaptações. Para a seleção de estudantes, utilizou-se o critério da máxima variação. A coleta se deu por questionários, entrevistas e matriz de registro para os livros. Os estudantes compreendem o papel do ambiente à caracterização da biodiversidade, mas apresentam explicações finalistas e teleológicas. Os materiais didáticos podem representar a conexão entre os organismos e suas adaptações; porém, é preciso não fomentar uma abordagem teleológica e a-histórica. Ademais, os estudantes demonstram interessem em estudar diferentes aspectos sobre evolução, que podem auxiliar a contextualizar o conhecimento de biodiversidade em futuros materiais didáticos.
Since knowledge about evolution is central to understanding biodiversity, this paper aimed to understand: (i) students' interests in biological evolution; (ii) their explanations for the differences and similarities among organisms; and (iii) how the didactic materials they use explore issues related to adaptations. Students were sampled through of maximum variation criterion. Data were collected through questionnaires, semi-structured interviews, and a matrix for recording the attributes identified in textbooks. The results indicate that students understand that the environment plays a role in biodiversity, but they present teleological and finalist explanations. Textbooks can present the connection between organisms and their adaptations; however, it is essential to avoid promoting a teleological and ahistorical approach. Furthermore, students demonstrate an interest in studying evolution, which may help contextualize biodiversity knowledge in future didactic materials.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87234
e-ISSN2317-5125
Publisher versionhttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14594
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amazonia_BiodiversLivrosDidaticos.pdf209,09 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID