Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/86642

TítuloEugénio de Andrade [Prémio Camões]
Autor(es)Sousa, Carlos Mendes de
Palavras-chaveEugénio de Andrade
Poesia portuguesa moderna e contemporânea
Prémio Camões
Data2008
EditoraRoma Editora
CitaçãoEugénio de Andrade” in Petar Petrov (org.) Meridianos Lusófonos. O Prémio Camões 1989-2007, Lisboa, Roma Editora, 2008, pp. 257-273.
Resumo(s)Quando, em 2001, Eugénio de Andrade recebe o Prémio Camões, o mais prestigiado galardão atribuído a autores de língua portuguesa, já havia recebido todas as consagrações mais dignas de relevo do panorama cultural português, assim como alguns prémios internacionais. Não se pode dizer, contudo, que as distinções tenham chegado cedo à sua vida. Só na década de 80 é que começa a receber prémios e condecorações que se multiplicam ano após ano. O próprio poeta, quando da atribuição do Prémio Camões, declara em depoimento a Luís Miguel Queirós, no Público (11. 07. 2001): “O problema destes prémios é que são sempre dados um pedaço tarde; é terrível, porque dá a sensação de que só se lembram de nós quando já estamos um bocadinho a caminhar para o outro lado... uma pessoa até fica aflita”.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/86642
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Eugénio de Andrade - Prémio Camões pdf.pdf8,31 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID