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https://hdl.handle.net/1822/86268
Título: | Modelo de avaliação e soluções de mobilidade sustentável. Aplicação na cidade de Braga |
Outro(s) título(s): | Model for evaluation and solutions for sustainable mobility. Application in Braga city |
Autor(es): | Prata, Priscilla Vasconcelos |
Orientador(es): | Ribeiro, Paulo Tavares, José Pedro Maia Pimentel |
Palavras-chave: | Estratégias Indicadores Mobilidade sustentável Modos ativos Ruas Strategies Indicators Sustainable mobility Active modes Streets |
Data: | 20-Mar-2022 |
Resumo(s): | A expansão das cidades com a priorização dos veículos automóveis privados, em detrimento de outros
utilizadores, no planeamento da mobilidade urbana, levou a uma hostilização na configuração física das
cidades, causando problemas ambientais, de saúde e segurança, gerando cada vez mais
congestionamentos e prejudicando a fruição do espaço público em todas as suas potencialidades. Este
cenário revelou a necessidade de tornar a mobilidade urbana sustentável. Assim, procurou-se, neste
trabalho, perceber quais as dinâmicas e implicações que o desenho da rua pode ter, as características
e necessidade de todos os seus utilizadores, para, então, elencar uma série de estratégias para a
promoção da mobilidade urbana sustentável ao nível das ruas e propor uma metodologia de avaliação
dessas estratégicas. Com isso, escolheu-se uma área na cidade de Braga, nomeadamente o entorno do
quarteirão Gulbenkian e Rua Beato Miguel de Carvalho na qual foi aplicada algumas das estratégias
estudadas e, consequentemente, realizou-se a avaliação das mesmas. A área de estudo apresenta
deficiências na infraestrutura pedonal e cicloviária, com um fluxo intenso de veículos automóveis e uma
baixa oferta de lugares públicos de permanência e de áreas verdes. Avaliando a proposta concebida para
a área, notou-se que todos os indicadores selecionados apresentaram algum tipo de melhora, garantindo
assim que as estratégias de promoção da mobilidade sustentável atingiram o objetivo esperado. Diante
do apresentado, pode-se afirmar que adoção do conceito de rua desenhada para as pessoas, contribui
de forma decisiva para uma cidade mais sustentável e que proporciona uma melhor qualidade de vida. The expansion of cities with the prioritization of private motor vehicles, to the detriment of other users, in urban mobility planning, has led to a hostilization in the physical configuration of cities, causing environmental, health and safety problems, generating more and more congestion and impairing the enjoyment of public space in all its potentialities. This scenario has revealed the need to make urban mobility sustainable. Thus, it was sought, in this work, to understand the dynamics and implications that the street design can have, the characteristics and needs of all its users, to then list a series of strategies for the promotion of sustainable urban mobility at the street level and propose a methodology for evaluating these strategies. With this, an area in the city of Braga was chosen, namely the surroundings of the Gulbenkian block and Beato Miguel de Carvalho Street in which some of the studied strategies were applied and, consequently, their evaluation was performed. The study area presents deficiencies in pedestrian and cycling infrastructure, with an intense flow of automobiles and a low supply of public places to stay and green areas. Evaluating the proposal designed for the area, it was noted that all the selected indicators showed some kind of improvement, thus ensuring that the strategies to promote sustainable mobility achieved the expected goal. Given the presented, it can be stated that adopting the concept of street designed for people, contributes decisively to a more sustainable city that provides a better quality of life. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia Urbana |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/86268 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado C-TAC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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