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TítuloNarrative writing proficiency in children with and without attention deficit/hyperactivity disorder
Outro(s) título(s)Proficiência na escrita de narrativas em crianças com e sem perturbação de défice de atenção e hiperatividade
Autor(es)Costa, Núria Micaela Perpétua da
Orientador(es)Ribeiro, Iolanda
Cadime, Irene Maria Dias
Palavras-chavePDAH
Narrativas
Estímulo visual
Proficiência na escrita
ADHD
Narratives
Visual stimulus
Writing proficiency
Data13-Jul-2023
Resumo(s)A escrita é uma tarefa de extrema importância, e a sua produção em grupos de crianças com desenvolvimento atípico merece ser estudado, uma vez que as crianças com PDAH têm geralmente piores resultados em tarefas de escrita narrativa do que os seus pares sem PDAH. Os principais objetivos deste estudo são analisar as diferenças na construção de narrativas entre uma tarefa com uma sequência de imagens e uma tarefa com uma instrução escrita, e verificar se o vocabulário, a memória de trabalho e a atenção são preditores da proficiência na escrita. Portanto, dois grupos de crianças, um com alunos de desenvolvimento típico (n=63) e outro constituído por crianças com PDAH (n=5), foram submetidos a testes padronizados para o QI, o vocabulário, a memória de trabalho e a atenção. Depois disso, foram submetidas a duas tarefas de escrita de narrativas. Os resultados mostram que uma tarefa narrativa com um estímulo visual aumenta a produtividade na escrita em ambos os grupos, sendo que o grupo com desenvolvimento típico apresentou pontuações mais elevadas em ambas as tarefas narrativas. O vocabulário, a memória de trabalho e a atenção não se revelaram preditores da proficiência na escrita.
Writing is a tremendously important task, and its development in atypical developing groups is worth studying, given that children with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder generally do worse in narrative writing tasks than their typically developing peers. The main objective of this study is to analyze the differences in the construction of a narrative between a task with a visual stimulus (six images) and a task with a written instruction, as well as ascertain whether vocabulary, working memory and attention are predictors of writing proficiency in children with and without ADHD. To achieve this, one group of typically developing children (n=63) and one group of children with ADHD (n=5) were assessed with standardized tests for working memory, attention, vocabulary, and IQ. After that, they completed two narrative writing tasks. Results show that a narrative task with a visual stimulus increases the productivity in writing in both groups, although the typically developing group showed higher scores in both narrative tasks. Vocabulary, working memory and attention were not significant predictors of writing proficiency.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Educational Psychology
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85932
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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