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dc.contributor.advisorRibeiro, Iolandapor
dc.contributor.advisorCadime, Irene Maria Diaspor
dc.contributor.authorCosta, Núria Micaela Perpétua dapor
dc.date.accessioned2023-08-03T15:45:02Z-
dc.date.available2023-08-03T15:45:02Z-
dc.date.issued2023-07-13-
dc.date.submitted2023-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/85932-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educational Psychologypor
dc.description.abstractA escrita é uma tarefa de extrema importância, e a sua produção em grupos de crianças com desenvolvimento atípico merece ser estudado, uma vez que as crianças com PDAH têm geralmente piores resultados em tarefas de escrita narrativa do que os seus pares sem PDAH. Os principais objetivos deste estudo são analisar as diferenças na construção de narrativas entre uma tarefa com uma sequência de imagens e uma tarefa com uma instrução escrita, e verificar se o vocabulário, a memória de trabalho e a atenção são preditores da proficiência na escrita. Portanto, dois grupos de crianças, um com alunos de desenvolvimento típico (n=63) e outro constituído por crianças com PDAH (n=5), foram submetidos a testes padronizados para o QI, o vocabulário, a memória de trabalho e a atenção. Depois disso, foram submetidas a duas tarefas de escrita de narrativas. Os resultados mostram que uma tarefa narrativa com um estímulo visual aumenta a produtividade na escrita em ambos os grupos, sendo que o grupo com desenvolvimento típico apresentou pontuações mais elevadas em ambas as tarefas narrativas. O vocabulário, a memória de trabalho e a atenção não se revelaram preditores da proficiência na escrita.por
dc.description.abstractWriting is a tremendously important task, and its development in atypical developing groups is worth studying, given that children with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder generally do worse in narrative writing tasks than their typically developing peers. The main objective of this study is to analyze the differences in the construction of a narrative between a task with a visual stimulus (six images) and a task with a written instruction, as well as ascertain whether vocabulary, working memory and attention are predictors of writing proficiency in children with and without ADHD. To achieve this, one group of typically developing children (n=63) and one group of children with ADHD (n=5) were assessed with standardized tests for working memory, attention, vocabulary, and IQ. After that, they completed two narrative writing tasks. Results show that a narrative task with a visual stimulus increases the productivity in writing in both groups, although the typically developing group showed higher scores in both narrative tasks. Vocabulary, working memory and attention were not significant predictors of writing proficiency.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectPDAHpor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectEstímulo visualpor
dc.subjectProficiência na escritapor
dc.subjectADHDpor
dc.subjectNarrativespor
dc.subjectVisual stimuluspor
dc.subjectWriting proficiencypor
dc.titleNarrative writing proficiency in children with and without attention deficit/hyperactivity disorderpor
dc.title.alternativeProficiência na escrita de narrativas em crianças com e sem perturbação de défice de atenção e hiperatividadepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203339266por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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