Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8549

TítuloEstudos correlacionais em educação : potencialidades e limitações
Outro(s) título(s)Correlational methods in education : strengths and limitations
Autor(es)Coutinho, Clara Pereira
Palavras-chaveInvestigação
Educação
Métodos
Correlação
Análise multivariada
Research
Education
Methods
Correlations
Multivariate analysis
Data2008
EditoraInstituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento
Citação“Psicologia, Educação e Cultura”. ISSN 0874-2391. 12:1 (2008) 143-169.
Resumo(s)Este artigo descreve os métodos de investigação correlacional e a forma como estes podem ser usados na pesquisa educativa em estudos descritivos que envolvem a análise de relações entre variáveis. Nesse sentido, começaremos por diferenciar a investigação correlacional de outros métodos de pesquisa educativa, equacionando tanto as suas vantagens como as suas limitações. Numa fase seguinte, procederemos à caracterização dos planos que integram esta família metodológica e apresentando-se exemplos de contextos de investigação em que podem ser aplicados. Por último, apresentaremos as técnicas estatísticas que permitem aferir da magnitude da relação entre variáveis, do poder de previsão das mesmas bem como técnicas de análise multivariada que tanto potencial podem ter no estudo e análise estatística da complexidade dos fenómenos educativos mas que, no nosso país, são ainda muito pouco utilizadas na investigação realizada no âmbito das Ciências da Educação.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8549
ISSN0874-2391
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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