Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/85228

TitleComunicação e emoção em bots e chatbots: os casos Fabi Grossi e Code of Hope
Other titlesCommunication and emotion in bots and chatbots: the cases of Fabi Grossi and Code of Hope
Author(s)Capoano, Edson
Essenfelder, Renato
KeywordsEmoções
Comunicação
Inteligência artificial
Chatbot
Emotions
Communication
Artificial intelligence
Fabi Grossi
Code of Hope
Issue date6-Jun-2023
PublisherUniversidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
JournalFronteiras - Estudos Midiáticos
CitationCapoano, E. & Essenfelder, R. (2023). Comunicação e emoção em bots e chatbots: os casos Fabi Grossi e Code of Hope. Fronteiras – estudos midiáticos. 25(1):182-192 doi: 10.4013/fem.2023.251.15
Abstract(s)O mapeamento e análise de emoções e sentimentos em conteúdos publicados nas redes sociais online tem sido uma das ferramentas mais modernas em uso atualmente para promover uma comunicação engajadora e eficaz com públicos diversos na internet. Com o avanço de tecnologias algorítmicas e de inteligência artificial, o recurso tem se mostrado útil para identificar e responder a emoções pré-programadas. Neste artigo, após extensa revisão de literatura sobre o estado da arte dos estudos que remetem à virada emocional no campo da comunicação, são apresentadas duas ferramentas interativas baseadas em respostas emocionais: o chatbot Fabi Grossi e o sistema de monitoramento de emoções Code of Hope. Conclui-se que ambas, apesar de divergirem na forma de funcionamento, possuem premissas similares no entendimento da importância da dimensão emocional da comunicação para prevenir casos de suicídio entre jovens e representam bons exemplos de como a virada emocional pode ser útil e eficaz no contexto de sistemas automatizados de comunicação.
The mapping and analysis of emotions and feelings in content published on online social networks has been one of the most modern tools in use today to promote engaging and effective communication with diverse audiences on the internet. With the advancement of algorithmic and artificial intelligence technologies, the resource has proven useful for identifying and responding to pre-programmed emotions. In this article, after an extensive literature review on the state of the art of studies that refer to the emotional turn in the field of communication, two interactive tools based on emotional responses are presented: the chatbot Fabi Grossi and the emotion monitoring system Code of Hope. It is concluded that both, despite diverging in the way they work, have similar premises in understanding the importance of the emotional dimension of communication to prevent cases of suicide among young people and represent good examples of how the emotional turn can be useful and effective in the context of automated communication systems.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85228
DOI10.4013/fem.2023.251.15
ISSN1984-8226
Publisher versionhttps://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/25817
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

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