Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85228

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCapoano, Edsonpor
dc.contributor.authorEssenfelder, Renatopor
dc.date.accessioned2023-06-27T11:28:40Z-
dc.date.available2023-06-27T11:28:40Z-
dc.date.issued2023-06-06-
dc.identifier.citationCapoano, E. & Essenfelder, R. (2023). Comunicação e emoção em bots e chatbots: os casos Fabi Grossi e Code of Hope. Fronteiras – estudos midiáticos. 25(1):182-192 doi: 10.4013/fem.2023.251.15por
dc.identifier.issn1984-8226por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/85228-
dc.description.abstractO mapeamento e análise de emoções e sentimentos em conteúdos publicados nas redes sociais online tem sido uma das ferramentas mais modernas em uso atualmente para promover uma comunicação engajadora e eficaz com públicos diversos na internet. Com o avanço de tecnologias algorítmicas e de inteligência artificial, o recurso tem se mostrado útil para identificar e responder a emoções pré-programadas. Neste artigo, após extensa revisão de literatura sobre o estado da arte dos estudos que remetem à virada emocional no campo da comunicação, são apresentadas duas ferramentas interativas baseadas em respostas emocionais: o chatbot Fabi Grossi e o sistema de monitoramento de emoções Code of Hope. Conclui-se que ambas, apesar de divergirem na forma de funcionamento, possuem premissas similares no entendimento da importância da dimensão emocional da comunicação para prevenir casos de suicídio entre jovens e representam bons exemplos de como a virada emocional pode ser útil e eficaz no contexto de sistemas automatizados de comunicação.por
dc.description.abstractThe mapping and analysis of emotions and feelings in content published on online social networks has been one of the most modern tools in use today to promote engaging and effective communication with diverse audiences on the internet. With the advancement of algorithmic and artificial intelligence technologies, the resource has proven useful for identifying and responding to pre-programmed emotions. In this article, after an extensive literature review on the state of the art of studies that refer to the emotional turn in the field of communication, two interactive tools based on emotional responses are presented: the chatbot Fabi Grossi and the emotion monitoring system Code of Hope. It is concluded that both, despite diverging in the way they work, have similar premises in understanding the importance of the emotional dimension of communication to prevent cases of suicide among young people and represent good examples of how the emotional turn can be useful and effective in the context of automated communication systems.por
dc.description.sponsorshipArtigo apoiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Financiamento Plurianual do Centro de Investigação em Comunicação e Sociedade 2020-2023 (que integra o financiamento base, com a referência UIDB/00736/2020)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00736%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectInteligência artificialpor
dc.subjectChatbotpor
dc.subjectEmotionspor
dc.subjectCommunicationpor
dc.subjectArtificial intelligencepor
dc.subjectFabi Grossipor
dc.subjectCode of Hopepor
dc.titleComunicação e emoção em bots e chatbots: os casos Fabi Grossi e Code of Hopepor
dc.title.alternativeCommunication and emotion in bots and chatbots: the cases of Fabi Grossi and Code of Hopepor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/25817por
oaire.citationStartPage182por
oaire.citationEndPage192por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume25por
dc.identifier.doi10.4013/fem.2023.251.15por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.journalFronteiras - Estudos Midiáticospor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo+Final+(15).pdfCapoano Essenfelder_Fronteiras_Comunicação e emoção em bots e chatbots404,51 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID