Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85214

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Fláviapor
dc.contributor.authorCoelho da Silva, José Luíspor
dc.contributor.authorVilaça, Teresapor
dc.date.accessioned2023-06-27T09:32:37Z-
dc.date.available2023-06-27T09:32:37Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationVieira, F., Coelho da Silva, J.L., & Vilaça, M.T. (2020). Teacher education based on pedagogical research: a study of the practicum in teaching masters. Education in Perspective, 11, 1-17.por
dc.identifier.issn2178-258Xpor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/85214-
dc.descriptionContem versão em portuguêspor
dc.description.abstractThe article presents a study about the practicum model of the Masters in Teaching of the University of Minho (Portugal), created with the Bologna reform. The model assigns a central role to the development of a pedagogical research project at school, which is presented in a final report defended publicly. The study involved a qualitative analysis of 40 practicum reports and a survey questionnaire to university supervisors (n=34), cooperating school teachers (n=112) and former trainees (n=133). Results are presented regarding the nature and impact of the projects and the professional competences evidenced by the reports. The participants' perceptions and the reports are globally aligned with the assumptions and action lines of the model. Nevertheless, some limitations are identified pointing to the need for improvement in training processes.por
dc.description.abstractO artigo apresenta um estudo sobre o modelo de estágio dos Mestrados em Ensino da Universidade do Minho (Portugal), criados com a reforma de Bolonha. O modelo confere um lugar central ao desenvolvimento de um projeto de investigação pedagógica na escola, apresentado num relatório final defendido em provas públicas. O estudo envolveu a análise qualitativa de 40 relatórios de estágio e um inquérito por questionário respondido por supervisores da universidade (n=34), orientadores cooperantes das escolas (n=112) e ex-estagiários (n=133). São apresentados resultados relativos à natureza e impacto dos projetos e às competências profissionais evidenciadas nos relatórios. Conclui-se que as perceções dos participantes e os relatórios estão globalmente alinhados com pressupostos e linhas de ação do modelo, embora se identifiquem algumas limitações que apontam a necessidade de melhorias nos processos de formação.por
dc.description.abstractEl artículo presenta un estudio sobre el modelo de prácticum en los Másteres en Enseñanza de la Universidad de Minho (Portugal), creados tras la reforma de Bolonia. El modelo asigna un papel central al desarrollo de un proyecto de investigación pedagógica en la escuela, presentado en un informe final en una defensa pública. El estudio incluyó un análisis cualitativo de 40 informes de prácticas y una encuesta respondida por supervisores universitarios (n=34), mentores escolares (n=112) y antiguos alumnos en prácticas (n=133). Los resultados se centran en la naturaleza e impacto de los proyectos y las competencias profesionales evidenciadas en los informes. Se concluye que las percepciones de los participantes y los informes están en general alineados con los supuestos y las líneas de acción del modelo, aunque se identifican algunas limitaciones que apuntan a la necesidad de mejoras en los procesos de formación.por
dc.description.sponsorshipThe research team wishes to thank the supervisors, cooperating teachers and former student teachers who collaborated in the study, and also to the colleagues who participated in report analysis for initial studies. This work is funded through national funds of FCT/MCTES-PT, by CIEd (Research Centre on Education, project UID/CED/01661/2019) and by CIEC (Research Centre on Child Studies, project UID/CED/00317/2019), Institute of Education, University of Minho.por
dc.language.isoengpor
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosa. Programa de Pós-Graduação em Educação(UFV/PPGE)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F01661%2F2019/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F00317%2F2019/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectInitial teacher educationpor
dc.subjectPracticumpor
dc.subjectPedagogical researchpor
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectInvestigação pedagógicapor
dc.subjectFormación inicial de profesorespor
dc.subjectPrácticumpor
dc.subjectInvestigación pedagógicapor
dc.titleTeacher education based on pedagogical research: a study of the practicum in teaching masterspor
dc.title.alternativeFormação de professores baseada na investigação pedagógica: um estudo sobre o estágio nos mestrados em ensinopor
dc.title.alternativeFormación de profesores basada en la investigación pedagógica: un estudio sobre el prácticum en los masters en enseñanzapor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9060/5821por
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage17por
oaire.citationVolume11por
dc.identifier.eissn2178-8359por
dc.identifier.doi10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9060por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalEducation in Perspectivepor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem


Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID