Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84724

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPiasetzki, Cláudia Thomé da Rosapor
dc.contributor.authorBoff, Eva Teresinha de Oliveirapor
dc.contributor.authorAnastácio, Zéliapor
dc.date.accessioned2023-05-25T13:32:17Z-
dc.date.available2023-05-25T13:32:17Z-
dc.date.issued2023-05-17-
dc.identifier.citationThomé da Rosa Piasetzki, C., Teresinha de Oliveira Boff, E., & Ferreira Caçador Anastácio, Z. (2023). Educação alimentar e nutricional: uma possibilidade de trabalho em equipe. Revista Portuguesa De Educação, 36(1), e23012. https://doi.org/10.21814/rpe.26059por
dc.identifier.issn0871-9187-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/84724-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é analisar um processo formativo na perspectiva do desenvolvimento de um trabalho em equipe que visa à Educação Alimentar e Nutricional – EAN – de crianças de duas escolas públicas. A intenção foi aprofundar o debate sobre a temática, bem como auxiliar no processo de compreensão do tema e desenvolver alternativas de práticas pedagógicas nos anos iniciais, incluindo a EAN como constitutiva do currículo escolar. O processo envolveu professores, equipe diretiva, funcionários e familiares de uma Escola de Educação Infantil e outra de Educação Básica de um município de pequeno porte do interior do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. A metodologia é qualitativa e os dados foram obtidos de encontros formativos e entrevistas com professores de educação básica, os quais foram audiogravados, transcritos e analisados com base na análise textual discursiva. Da análise do corpus emergiram três categorias: a) Alimentação escolar articulada aos conteúdos disciplinares; b) Imitação como modo de aprendizagem; c) Formação de conceitos de EAN. O estudo mostra que as ações de EAN precisam ser sistemáticas e que o trabalho em equipe possibilita a articulação de saberes de diferentes áreas do conhecimento. Considera-se que o professor influencia nos hábitos alimentares de crianças, mas é importante que o tema esteja articulado com os conhecimentos científicos a partir do contexto dos saberes das vivências das crianças.por
dc.description.abstractThe objective of this article is to analyze a formative process from the perspective of the development of a teamwork aimed at food and nutrition education – EAN - of children from two public schools. The intention was to deepen the debate on the thematic, as well as to assist in the process of understanding the issue and develop alternative pedagogical practices in the early years, including EAN as part of the school curriculum. The process involved teachers, school management team, staff and family members of a Preschool and of an Elementary School of a small town in the interior of the State of Rio Grande do Sul, Brazil. The methodology is qualitative, and data were obtained from formative meetings and interviews with teachers of basic education, which were audio recorded, transcribed and analyzed based on textual discourse analysis. From the corpus analysis, three categories emerged: a) school meals articulated to disciplinary content; b) imitation as a way of learning; c) formation of concepts of EAN. This study demonstrates that EAN actions need to be systematic and that teamwork enables the articulation of knowledge from different areas of knowledge. It is considered that the teacher influences the children’s eating habits, but it is important that the theme is articulated with scientific knowledge from the context of knowledge of children's experiences.por
dc.description.abstractEl objetivo de este artículo es analizar el proceso formativo del trabajo en equipo como perspectiva de desarrollo en la Educación Alimentaria y Nutricional - EAN - de niños de dos escuelas públicas. La intención fue profundizar el debate sobre la Nutrición y la Educación Alimentaria como parte del currículo escolar, ayudando en el proceso de comprensión del mismo y desarrollando prácticas pedagógicas alternativas en los primeros años de escolaridad. En el proceso participaron profesores, equipo directivo, empleados y familiares de una Escuela de Educación Infantil y otra de Educación Básica de una pequeña ciudad del interior del Estado de Rio Grande do Sul/Brasil. La metodología es cualitativa, los datos se obtuvieron a partir de reuniones formativas y entrevistas con profesores de enseñanza básica. Estas reuniones y entrevistas fueron grabadas en audio, transcritas y analizadas a partir de la técnica de análisis textual discursivo. Del análisis del corpus surgieron tres categorías: a) Alimentación escolar articulada a contenidos disciplinares; b) Imitación como forma de aprendizaje; c) Formación de conceptos de EAN. El estudio muestra que las acciones de Nutrición y Educación Nutricional necesitan ser sistemáticas y que, el trabajo en equipo permite la articulación de saberes de diferentes áreas del conocimiento. Se considera que el profesor influye en los hábitos alimenticios de los niños, pero es importante que el tema se articule con el conocimiento científico a partir del conocimiento de las experiencias de los niños.por
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul/FAPERGSpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/por
dc.subjectProcesso formativopor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectCurrículo escolarpor
dc.subjectProblematizaçãopor
dc.subjectPráticas interdisciplinarespor
dc.subjectFormative processpor
dc.subjectChildpor
dc.subjectSchool curriculumpor
dc.subjectProblematizationpor
dc.subjectInterdisciplinary practicespor
dc.subjectProceso formativopor
dc.subjectNiñopor
dc.subjectProblematizaciónpor
dc.titleEducação alimentar e nutricional: Uma possibilidade de trabalho em equipepor
dc.title.alternativeFood and nutrition education: A possibility for teamworkpor
dc.title.alternativeEducación alimentaria y nutricional: Una posibilidad de trabajo en equipopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/26059por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
oaire.citationVolume36por
dc.identifier.eissn2183-0452-
dc.identifier.doi10.21814/rpe.26059por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Portuguesa de Educaçãopor
oaire.versionVoRpor
dc.identifier.articlenumbere23012por
dc.subject.odsSaúde de qualidadepor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
26059-Texto do Trabalho-133003-1-10-20230517.pdf380,04 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID