Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83629

TítuloDiálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia
Outro(s) título(s)Critical educational dialogue in the context of globalization: knowledge of quilombola education on the islands of Abaetetuba, Amazonia
Diálogo educativo crítico en el contexto de la globalización: conocimiento de la educación quilombola en las islas de Abaetetuba, Amazonia
Autor(es)Pacheco, José Augusto
Freire, Jacqueline Cunha
Assunção, Mariza Felippe
Maia, Ila Beatriz Silva
Palavras-chaveEscola quilombola
Desterritorialização
Identidade
Currículo
Globalização
Quilombola school
Globalization
Curriculum
Desterritorialization
Identity
Escuela quilombola
Identidad
Currículo
Globalización
Desterritorialización
Data30-Mar-2022
EditoraPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
RevistaE-Curriculum
CitaçãoPacheco, J. A., Freire, J. C., Assunção, M. F., & Maia, I. B. (2022). Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia. Revista e-Curriculum, 20 (1), 98-216. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p198-216
Resumo(s)Aborda-se, neste artigo, a escola quilombola, numa comunidade situada nas Ilhas de Abaetetuba, na Amazônia. A base da discussão é teórico-conceptual da globalização e das teorias pós-coloniais ou decoloniais e de uma metodologia de um estudo de caso, que traduz uma roda de conversa entre atores diferentes da comunidade educativa. As vozes desses atores, bem como a observação dos espaços culturais, são um ponto de partida para situar o contexto das comunidades remanescentes de quilombo e seus atuais desafios, perante uma lógica de uniformização que tem contribuído para a perda de identidade desses espaços de formação, através dos seus saberes, das suas práticas e das suas tradições.
This article deals with the quilombola school in a community situated on the islands of Abaetetuba, Amazonia, from a theoretical-conceptual discussion of globalization and postcolonial or decolonial theories and a methodology of a case study, from a roundtable discussion that brought together different actors from the educational community. The voices of these actors, as well as the observation of cultural spaces, are a starting point to situate the context of the remaining quilombo communities and their current challenges in the face of a logic of uniformity that has contributed to the loss of identity of these spaces of formation through their knowledge, practices, and traditions.
El presente artículo trata de la escuela quilombola en una comunidad situada en las islas de Abaetetuba, Amazonia, a partir de un debate teórico-conceptual sobre la globalización y las teorías postcoloniales o decoloniales y de la metodología de un estudio de caso, desde una mesa de conversación que reunió a diferentes actores de la comunidad educativa. Las voces de estos actores, así como la observación de los espacios culturales, son un punto de partida para situar el contexto de las restantes comunidades quilombolas y sus actuales desafíos, ante una lógica de uniformidad que ha contribuido a la pérdida de identidad de estos espacios de formación a través de sus conocimientos, prácticas y tradiciones.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83629
DOI10.23925/1809-3876.2022v20i1p198-216
e-ISSN1809-3876
Versão da editorahttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/54854
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem


Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID