Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83467

TítuloA construção do ethos em tempo de pandemia: análise de entrevistas televisivas entre março de 2020 e agosto de 2021
Outro(s) título(s)The construction of ethos during the pandemic: analysis of televised interviews between March 2020 and August 2021
Autor(es)Leite, Carlos André Portilha
Orientador(es)Marques, Aldina
Palavras-chaveDiscurso
Entrevistas
Ethos
Pandemia
Interviews
Pandemic
Speech
Data2023
Resumo(s)A súbita e inesperada chegada da pandemia da COVID-19 veio trazer várias mudanças na nossa sociedade. A forma como os discursos se realizam não foi exceção. Esta dissertação consiste na análise de um corpus composto por seis entrevistas jornalísticas televisivas, tendo como principal objetivo comparar o ethos construído por duas classes sociais distintas: políticos e especialistas. As entrevistas decorreram durante três fases distintas da pandemia. Foram escolhidos três períodos diferentes com o objetivo de concluir se houve mudança na construção do ethos dos convidados ao longo da pandemia. Vamos analisar as estratégias e os mecanismos discursivos que cada convidado usou para construir a imagem de si e proceder à comparação deste fator entre as duas classes sociais. Antes da análise do corpus, foi feito um enquadramento teórico-metodológico onde foram abordados os conceitos mais relevantes e importantes para o nosso trabalho, nomeadamente os conceitos de discurso, texto, contexto e género discursivo. Para além do mais, o conceito do género da entrevista foi mais aprofundado, uma vez que é o que constitui o corpus de análise do nosso trabalho.
The sudden and unexpected arrival of the COVID-19 pandemic brought about several changes in our society. The way discourses are performed was no exception. This dissertation consists of the analysis of a corpus composed of six television journalistic interviews, with the main objective being to compare the ethos constructed by two distinct social classes: politicians and specialists. The interviews took place during three distinct phases of the pandemic. Three different periods were chosen with the aim of concluding whether there was a change in the construction of the ethos of the guests throughout the pandemic. We will analyse the strategies and discursive mechanisms that each guest used to construct their self-image and proceed to compare this factor between the two social classes. Before the corpus analysis, a theoretical and methodological framework was made where the most relevant and important concepts for our work were addressed, namely the concepts of discourse, text, context and discursive genre. Moreover, the concept of the interview genre was further explored, since it is the one which constitutes the corpus of analysis of our work.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Linguagem
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83467
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Carlos_Leite_janeiro2023.pdf734,66 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID