Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8343

TítuloAplicações do georadar na reabilitação e detecção de anomalias
Autor(es)Fernandes, Francisco Manuel Carvalho Pinto
Lourenço, Paulo B.
Palavras-chaveGeoradar
Inspecção não destrutiva
Anomalias
Detecção de armaduras
Avaliação da geometria
Data2007
CitaçãoCONGRESSO NACIONAL DA CONSTRUÇÃO, 3, Coimbra, Portugal 2007 – “Congresso Construção 2007”. [Coimbra : Universidade de Coimbra, 2007].
Resumo(s)O georadar é uma técnica de inspecção não destrutiva baseada na emissão de ondas electromagnéticas, através do solo e em materiais de construção, e na recepção das reflexões originadas por objectos e camadas de materiais distintos. A gama de aplicações é muito vasta, sendo utilizada na inspecção de materiais diversos. Várias antenas permitem a sua aplicação na resolução de problemas de natureza muito diversificada, desde aplicações estruturais a geotécnicas, sendo esta última a aplicação que lhe deu o nome. A utilização do georadar na engenharia estrutural é relativamente recente. Em Portugal, o georadar tem sido aplicado muito recentemente na resolução de problemas estruturais e na prospecção de infra-estruturas enterradas. Neste artigo, descrevem-se algumas dessas aplicações, com o objectivo de demonstrar as capacidades desta metodologia, as suas vantagens e limitações e a importância dos resultados obtidos. Os resultados demonstram que o georadar é adequado na detecção de armadura e barras de pré-esforço a profundidades elevadas (> 5 cm), na detecção de cabos eléctricos, na determinação da geometria em estruturas de alvenaria e na detecção de humidade.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8343
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-EST - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fernandes2.pdfartigo353,76 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID