Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/8296
Título: | Escala multidimensional de liderança no desporto: reanálise da estrutura factorial |
Autor(es): | Gomes, António Rui |
Palavras-chave: | Liderança Treinador |
Data: | 2008 |
Editora: | Psiquilíbrios Edições |
Citação: | NORONHA, Ana Paula [et al.], coord. – “Avaliação psicológica : formas e contextos : actas da Conferência Internacional, 13, Braga; Portugal”. Braga : Psiquilibrios, 2008. ISBN 978-989-95522-6-5. |
Resumo(s): | Este estudo apresenta uma versão revista da “Escala Multidimensional de Liderança no Desporto” (EMLD-2) que pretende observar as percepções dos atletas acerca dos estilos de liderança dos treinadores. Esta nova versão foi formulada a partir dos trabalhos originais de Gomes (2005) e Gomes e Cruz (2006a) e revelou-se mais discriminativa das acções dos treinadores. Por outro lado, foi possível encontrar várias relações entre os factores da EMLD-2 e as abordagens de estudo da liderança, nomeadamente os contributos fornecidos no âmbito da Psicologia do Desporto (ver Chelladurai, 1984, 1993) e da Psicologia das Organizações (ver Bass, 1985; Bass & Avoio, 1993). A estrutura final do instrumento resultante da nova análise factorial exploratória apontou nove dimensões: i) treino e instrução; ii) respeito e tratamento justo; iii) apoio social; iv) visão de futuro e optimismo; v) motivação para a realização; vi) “feedback” positivo; vii) “feedback” negativo; viii) gestão partilhada do poder e ix) gestão passiva do poder. No final do trabalho, são apresentadas algumas sugestões acerca do desenvolvimento futuro da escala. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/8296 |
ISBN: | 978-989-95522-6-5 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
4-Actas-Congresso-Avaliação-EMLD2.pdf | documento principal | 245,74 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |