Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82709

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFlores, Cristinapor
dc.contributor.advisorBarbosa, Pilarpor
dc.contributor.authorRodrigues, Sara Isabel da Silvapor
dc.date.accessioned2023-02-15T19:47:15Z-
dc.date.available2023-02-15T19:47:15Z-
dc.date.issued2023-01-02-
dc.date.submitted2022-12-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/82709-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Linguagempor
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar a aquisição da concordância nominal, em número e género, e da concordância verbal, em número e pessoa, em português L2, por falantes de chinês L1. Analisámos se, ao longo do processo de aprendizagem, os falantes nativos chineses, estudantes universitários de português L2, apresentam resultados significativos de aquisição, tanto da concordância nominal como da verbal. Além disso, o presente estudo pretende averiguar se o fator de imersão é, ou não, determinante na aquisição das estruturas-alvo. A análise baseia-se num corpus escrito, produzido por 20 aprendentes chineses, com diferentes níveis de proficiência e diferentes experiências de imersão no contexto linguístico português. De acordo com estes fatores, a amostra foi dividida em quatro grupos tendo em consideração o seu nível de proficiência e o contexto de aprendizagem. Os resultados desta análise mostram que os aprendentes, no que respeita à expressão escrita, não apresentam muitas dificuldades quanto à concordância nominal e verbal e que, comparando ambos os domínios, têm menos dificuldades na aquisição da concordância verbal. O desempenho nesta área está correlacionado com o aumento do nível de proficiência. Quanto ao fator de imersão, os resultados não nos mostram diferenças muito relevantes.por
dc.description.abstractThis study aimed at analyzing the acquisition of nominal agreement, in number and gender, and verbal agreement, in number and person, in Portuguese L2, by Chinese Li speakers. We analyzed whether, during the learning process, native Chinese speakers, and university students studying Portuguese as a Foreign Language, present significant acquisition results, both in the domains of nominal and verbal agreement. In addition, the present study intends to verify if social immersion in a Portuguese-speaking environment is or is not a determinant in the acquisition of the target structures. The analysis is based on a written corpus, produced by 20 Chinese learners, with different levels of proficiency and different experiences of social immersion in the Portuguese linguistic context. According to these factors, the sample was divided into four groups. The results of this analysis show that learners, regarding written expression, do not present considerable difficulties in the acquisition of nominal and verbal agreement, and, among them, have fewer difficulties in acquiring verbal agreement. Performance in this area is correlated with an increased level of proficiency. Regarding the immersion factor, our results do not show relevant differences between speakers with/without immersion experience.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectConcordância verbalpor
dc.subjectConcordância nominalpor
dc.subjectAquisição L2por
dc.subjectAprendentes chinesespor
dc.subjectVerbal agreementpor
dc.subjectNominal agreementpor
dc.subjectSecond languagepor
dc.subjectAcquisitionpor
dc.subjectChinese learnerspor
dc.titleAquisição das concordâncias nominal e verbal do português por falantes nativos do chinêspor
dc.title.alternativeAquisition of portuguese nominal and verbal agreements by chinese native speakearspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203142209por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Letras e Ciências Humanaspor
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Isabel da Silva Rodrigues.pdf33,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID