Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82709

TítuloAquisição das concordâncias nominal e verbal do português por falantes nativos do chinês
Outro(s) título(s)Aquisition of portuguese nominal and verbal agreements by chinese native speakears
Autor(es)Rodrigues, Sara Isabel da Silva
Orientador(es)Flores, Cristina
Barbosa, Pilar
Palavras-chaveConcordância verbal
Concordância nominal
Aquisição L2
Aprendentes chineses
Verbal agreement
Nominal agreement
Second language
Acquisition
Chinese learners
Data2-Jan-2023
Resumo(s)Este trabalho teve como objetivo analisar a aquisição da concordância nominal, em número e género, e da concordância verbal, em número e pessoa, em português L2, por falantes de chinês L1. Analisámos se, ao longo do processo de aprendizagem, os falantes nativos chineses, estudantes universitários de português L2, apresentam resultados significativos de aquisição, tanto da concordância nominal como da verbal. Além disso, o presente estudo pretende averiguar se o fator de imersão é, ou não, determinante na aquisição das estruturas-alvo. A análise baseia-se num corpus escrito, produzido por 20 aprendentes chineses, com diferentes níveis de proficiência e diferentes experiências de imersão no contexto linguístico português. De acordo com estes fatores, a amostra foi dividida em quatro grupos tendo em consideração o seu nível de proficiência e o contexto de aprendizagem. Os resultados desta análise mostram que os aprendentes, no que respeita à expressão escrita, não apresentam muitas dificuldades quanto à concordância nominal e verbal e que, comparando ambos os domínios, têm menos dificuldades na aquisição da concordância verbal. O desempenho nesta área está correlacionado com o aumento do nível de proficiência. Quanto ao fator de imersão, os resultados não nos mostram diferenças muito relevantes.
This study aimed at analyzing the acquisition of nominal agreement, in number and gender, and verbal agreement, in number and person, in Portuguese L2, by Chinese Li speakers. We analyzed whether, during the learning process, native Chinese speakers, and university students studying Portuguese as a Foreign Language, present significant acquisition results, both in the domains of nominal and verbal agreement. In addition, the present study intends to verify if social immersion in a Portuguese-speaking environment is or is not a determinant in the acquisition of the target structures. The analysis is based on a written corpus, produced by 20 Chinese learners, with different levels of proficiency and different experiences of social immersion in the Portuguese linguistic context. According to these factors, the sample was divided into four groups. The results of this analysis show that learners, regarding written expression, do not present considerable difficulties in the acquisition of nominal and verbal agreement, and, among them, have fewer difficulties in acquiring verbal agreement. Performance in this area is correlated with an increased level of proficiency. Regarding the immersion factor, our results do not show relevant differences between speakers with/without immersion experience.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Linguagem
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82709
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Isabel da Silva Rodrigues.pdf33,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID