Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/82526
Título: | Formação continuada de professores da Educação Básica em Fortaleza-Ceará em contexto de Ensino Remoto de Emergência |
Outro(s) título(s): | Continuing education of Basic Education teachers in Fortaleza-Ceará in the context of Emergency Remote Teaching |
Autor(es): | Sales, Selma Bessa |
Orientador(es): | Gomes, Maria João |
Palavras-chave: | Aprendizagem em rede Cibercultura Docência online Formação de professor Literacia digital Cyberculture Digital literacy Network learning Online teaching Teacher training |
Data: | 17-Nov-2022 |
Resumo(s): | No ano de 2020, em virtude de as escolas e as instituições estarem fechadas devido o período
pandêmico da Covid-19, era necessário continuar com as formações, a fim de garantir a comunicação entre
pares, elevar os níveis em competência digital e manter a situação de aprendizagem entre docentes e alunos
na tentativa de fazer a educação que era possível, agora por meio do ensino online.
Este relato de experiência, enquanto fenômeno científico, representa os esforços e iniciativas dos
multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional, grupo de formadores de professores da educação básica
de Fostaleza/Ceará/Brasil, oportunizando uma formação no virtual, as oficinas online, para apoiar os docentes
em seu fazer pedagógico, tendo como suporte as tecnologias digitais (TD) para o enfrentamento desse cenário.
O papel fundamental dessa ação formativa foi ajudar os/as formadores/as de professores a incorporar o
acesso, o uso e a integração das tecnologias ao seu cotidiano através de atividades pedagógicas nas
plataformas e recursos digitais para planejar, executar, registrar, avaliar e modificar a sua prática de forma
crítica, reflexiva e segura.
Neste contexto, a investigação a que se reporta este relato de experiência teve como objetivo principal
caracterizar as oficinas online como apoio à formação docente, especificamente no âmbito do uso das TD com
foco na literacia digital no contexto do ensino remoto de emergência.
Metodologicamente, adotamos como orientação no desenvolvimento da pesquisa o modelo de um
estudo de caso, cuja finalidade é reunir informações detalhadas e sistemáticas sobre um fenômeno. Mesmo
tendo atuação privilegiada na análise qualitativa, a pesquisa tem uma vertente mista, combinando a abordagem
qualitativa e quantitativa devido ao uso do questionário e ao tratamento estatístico dos dados. Na sua expressão
escrita, a pesquisa assumiu uma vertente de “relato de experiência”.
A recolha dos dados se deu através da pesquisa documental e aplicação de um questionário. A análise
dos dados permitiu concluir que as oficinas online, direcionadas à docência online, no contexto da cibercultura,
tornaram-se necessárias para a continuação do processo de formação a fim de estimular o compartilhamento
de práticas pedagógicas permeadas pelas tecnologias e impulsionar os formadores de professores a realizar
formações nesta mesma modalidade. A partir do "aprender-fazendo", os formadores de professores que
vivenciaram as oficinas online foral levados a gerenciar sua própria aprendizagem e melhorar o desenvolvimento
profissional com maior autonomia. Tornou-se também evidente a importância das oficinas virtuais para
capacitar os formadores de professores para uso das TD de maneira crítica e reflexiva. In 2020, as schools and institutions were closed due to the Covid-19 pandemic period, it was necessary to continue with training in order to ensure communication between peers, raise levels in digital competence and maintain the situation of learning between teachers and students in an attempt to make education possible, now through online teaching. This experience report, as a scientific phenomenon, represents the work and initiatives of the multipliers of the Educational Technology Nucleus, group of teacher trainers for basic education in Fortaleza/Ceará/Brazil, providing opportunities for training in the virtual, online workshops, to support teachers in their pedagogical work with digital technologies (DT) as facing this scenario. The fundamental role of this training action was to help teacher trainers to incorporate access, use and integration of technologies into their daily lives through pedagogical activities on digital platforms and resources to plan, execute, record, evaluate and modify their practice in a critical, reflective and safe way. In this context, the research reported in this experience report had as main objective to characterize online workshops as a support for teacher training, specifically in the context of the use of DT with a focus on digital literacy in the context of emergency remote teaching. Methodologically, we adopted the model of a case study as a guideline in the development of research, whose purpose is to gather detailed and systematic information about a phenomenon. Despite having a privileged role in qualitative analysis, the research has a mixed aspect, combining qualitative and quantitative approaches due to the use of the questionnaire and the statistical treatment of the data. In its written expression, the research assumed an aspect of “experience report”. Data collection was carried out through documental research and application of a questionnaire. Data analysis allowed us to conclude that online workshops, aimed at online teaching, in the context of cyberculture, have become necessary for the continuation of the training process in order to encourage the sharing of pedagogical practices permeated by technologies and boost teacher educators to conduct trainings in the same modality. From "learning-by-doing", teacher trainers who experienced the online workshops were led to manage their own learning and improve professional development with greater autonomy. It also became evident the importance of virtual workshops to train teacher educators to use DT in a critical and reflective way. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/82526 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Selma Bessa Sales.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons