Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82526

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Maria Joãopor
dc.contributor.authorSales, Selma Bessapor
dc.date.accessioned2023-02-06T18:49:18Z-
dc.date.available2023-02-06T18:49:18Z-
dc.date.issued2022-11-17-
dc.date.submitted2022-11-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/82526-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Tecnologia Educativa)por
dc.description.abstractNo ano de 2020, em virtude de as escolas e as instituições estarem fechadas devido o período pandêmico da Covid-19, era necessário continuar com as formações, a fim de garantir a comunicação entre pares, elevar os níveis em competência digital e manter a situação de aprendizagem entre docentes e alunos na tentativa de fazer a educação que era possível, agora por meio do ensino online. Este relato de experiência, enquanto fenômeno científico, representa os esforços e iniciativas dos multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional, grupo de formadores de professores da educação básica de Fostaleza/Ceará/Brasil, oportunizando uma formação no virtual, as oficinas online, para apoiar os docentes em seu fazer pedagógico, tendo como suporte as tecnologias digitais (TD) para o enfrentamento desse cenário. O papel fundamental dessa ação formativa foi ajudar os/as formadores/as de professores a incorporar o acesso, o uso e a integração das tecnologias ao seu cotidiano através de atividades pedagógicas nas plataformas e recursos digitais para planejar, executar, registrar, avaliar e modificar a sua prática de forma crítica, reflexiva e segura. Neste contexto, a investigação a que se reporta este relato de experiência teve como objetivo principal caracterizar as oficinas online como apoio à formação docente, especificamente no âmbito do uso das TD com foco na literacia digital no contexto do ensino remoto de emergência. Metodologicamente, adotamos como orientação no desenvolvimento da pesquisa o modelo de um estudo de caso, cuja finalidade é reunir informações detalhadas e sistemáticas sobre um fenômeno. Mesmo tendo atuação privilegiada na análise qualitativa, a pesquisa tem uma vertente mista, combinando a abordagem qualitativa e quantitativa devido ao uso do questionário e ao tratamento estatístico dos dados. Na sua expressão escrita, a pesquisa assumiu uma vertente de “relato de experiência”. A recolha dos dados se deu através da pesquisa documental e aplicação de um questionário. A análise dos dados permitiu concluir que as oficinas online, direcionadas à docência online, no contexto da cibercultura, tornaram-se necessárias para a continuação do processo de formação a fim de estimular o compartilhamento de práticas pedagógicas permeadas pelas tecnologias e impulsionar os formadores de professores a realizar formações nesta mesma modalidade. A partir do "aprender-fazendo", os formadores de professores que vivenciaram as oficinas online foral levados a gerenciar sua própria aprendizagem e melhorar o desenvolvimento profissional com maior autonomia. Tornou-se também evidente a importância das oficinas virtuais para capacitar os formadores de professores para uso das TD de maneira crítica e reflexiva.por
dc.description.abstractIn 2020, as schools and institutions were closed due to the Covid-19 pandemic period, it was necessary to continue with training in order to ensure communication between peers, raise levels in digital competence and maintain the situation of learning between teachers and students in an attempt to make education possible, now through online teaching. This experience report, as a scientific phenomenon, represents the work and initiatives of the multipliers of the Educational Technology Nucleus, group of teacher trainers for basic education in Fortaleza/Ceará/Brazil, providing opportunities for training in the virtual, online workshops, to support teachers in their pedagogical work with digital technologies (DT) as facing this scenario. The fundamental role of this training action was to help teacher trainers to incorporate access, use and integration of technologies into their daily lives through pedagogical activities on digital platforms and resources to plan, execute, record, evaluate and modify their practice in a critical, reflective and safe way. In this context, the research reported in this experience report had as main objective to characterize online workshops as a support for teacher training, specifically in the context of the use of DT with a focus on digital literacy in the context of emergency remote teaching. Methodologically, we adopted the model of a case study as a guideline in the development of research, whose purpose is to gather detailed and systematic information about a phenomenon. Despite having a privileged role in qualitative analysis, the research has a mixed aspect, combining qualitative and quantitative approaches due to the use of the questionnaire and the statistical treatment of the data. In its written expression, the research assumed an aspect of “experience report”. Data collection was carried out through documental research and application of a questionnaire. Data analysis allowed us to conclude that online workshops, aimed at online teaching, in the context of cyberculture, have become necessary for the continuation of the training process in order to encourage the sharing of pedagogical practices permeated by technologies and boost teacher educators to conduct trainings in the same modality. From "learning-by-doing", teacher trainers who experienced the online workshops were led to manage their own learning and improve professional development with greater autonomy. It also became evident the importance of virtual workshops to train teacher educators to use DT in a critical and reflective way.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAprendizagem em redepor
dc.subjectCiberculturapor
dc.subjectDocência onlinepor
dc.subjectFormação de professorpor
dc.subjectLiteracia digitalpor
dc.subjectCyberculturepor
dc.subjectDigital literacypor
dc.subjectNetwork learningpor
dc.subjectOnline teachingpor
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.titleFormação continuada de professores da Educação Básica em Fortaleza-Ceará em contexto de Ensino Remoto de Emergênciapor
dc.title.alternativeContinuing education of Basic Education teachers in Fortaleza-Ceará in the context of Emergency Remote Teachingpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203174542por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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