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dc.contributor.authorMartinez, Amanda Botelho Corbachopor
dc.contributor.authorBarros, Alessandra Santana Soares epor
dc.contributor.authorCruz-Santos, Anabelapor
dc.date.accessioned2023-01-13T16:29:33Z-
dc.date.available2023-01-13T16:29:33Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.issn1414-6339-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/81847-
dc.description.abstractAs pessoas cegas conseguem acessar a leitura a partir do Sistema Braille, com o auxílio dos ledores, que são as pessoas que enxergam e leem em voz alta para os cegos, e ainda com o auxílio das tecnologias digitais por meio do sintetizador de voz de programas leitores de tela. Este artigo apresenta uma análise acerca dos usos que os estudantes cegos do Brasil e de Portugal fazem da leitura, em diferentes espaços sociais e educacionais. Foi utilizado o conceito dos letramentos sociais proposto pelos Novos Estudos do Letramento (New Literacy Studies) e a concepção de leitura na perspectiva interacionista, baseada na concepção bakhtiniana de linguagem. Foi realizado um estudo qualitativo e a entrevista semiestruturada foi utilizada como dispositivo de pesquisa. Participaram da investigação seis estudantes cegos, de 12 a 17 anos de idade, que frequentavam escolas públicas na região norte de Portugal e cinco estudantes cegos, de 11 a 18 anos de idade, que frequentavam escolas públicas e particulares no estado da Bahia. Em Portugal, também entrevistamos os professores que atuam na educação especial para obter informações complementares. A partir dos relatos dos estudantes de ambos os países, identificamos que, de modo geral, os computadores e celulares são os artefatos mais utilizados no cotidiano dos alunos para a prática da leitura e não apenas pela falta de acesso ao braille, mas também pelo fato de a maioria dos estudantes preferir ler por meio desses recursos. Foi possível perceber que tanto no Brasil como em Portugal há dificuldade de acesso aos livros acessíveis em braille ou no formato digital. Na escola há uma valorização da leitura por meio do braille, porém, no cotidiano, os principais mediadores das práticas letradas são os ledores e as tecnologias digitais. Os resultados deste estudo demonstram que o braille deve continuar sendo ensinado, por propiciar a alfabetização e o contato direto com a ortografia das palavras, contudo, considera-se pertinente existir um forte incentivo ao uso dos computadores portáteis desde as séries iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que a leitura com o apoio da oralidade é frequente no cotidiano dos alunos cegos brasileiros e portugueses. Tais modos e meios de ler eescrever em tempos de tecnologias digitais devem ser valorizados no contexto escolar de forma a contribuir para uma educação de qualidade e inclusiva.por
dc.description.abstractBlind people can access reading using the Braille System, with the help of readers, who are people who can see and read aloud to the blind, and also with the help of digital technologies through the voice synthesizer of screen reader programs. This paper presents an analysis of how blind students in Brazil and Portugal use reading in different social and educational spaces. We used the concept of social literacies proposed by New Literacy Studies and the concept of reading from the interactionist perspective, based on the Bakhtinian conception of language. A qualitative study was carried out and the semi-structured interview was used as a research device. Six blind students, aged 12 to 17, attending public schools in the northern region of Portugal and five blind students, aged 11 to 18, attending public and private schools in the state of Bahia participated in the research. In Portugal, we also interviewed teachers working in special education to obtain additional information. Based on the reports of students from both countries, we identified that, in general, computers and cell phones are the artifacts most used in the students’ daily life for reading practice and not only because of the lack of access to Braille, but also because most students prefer to read by means of these resources. It was possible to notice that both in Brazil and in Portugal there is difficulty in access to accessible books in Braille or in digital format. Schools appreciate reading through braille, but, in everyday life, the main mediators of literate practices are the readers and digital technologies. The results of this study show that Braille should continue to be taught, for it provides literacy and direct contact with the spelling of words; however, it is considered relevant to have a strong incentive for the use of laptops since the early grades of elementary school, since reading with oral support is frequent in the daily life of Brazilian and Portuguese blind students. Such ways and means of reading and writing in times of digital technologies should be valued in the school context in order to contribute to a quality and inclusive education.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.description.sponsorshipUniversidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Benjamin Constantpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCegueirapor
dc.subjectLetramentospor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectSistema Braillepor
dc.subjectTecnologias Digitaispor
dc.subjectLedorpor
dc.subjectBlindnesspor
dc.subjectLiteraciespor
dc.subjectReadingpor
dc.subjectBraille Systempor
dc.subjectDigital Technologiespor
dc.subjectReader For The Blindpor
dc.titleLetramentos de estudantes cegos do Brasil e de Portugal: uma análise sobre os usos da leitura em diferentes espaços sociais e educacionaispor
dc.title.alternativeLiteracies of blind students from Brazil and Portugal: an analysis of the uses of reading in different social and educational spacespor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage23por
oaire.citationIssue64por
oaire.citationVolume28por
dc.identifier.eissn1984-6061-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalBenjamin Constantpor
oaire.versionVoRpor
dc.identifier.articlenumbere286405por
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
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