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TítuloAnálise e melhoria dos processos da gestão de frota numa empresa de construção
Outro(s) título(s)Analysis and improvement of transport management processes in a construction company
Autor(es)Mendes, Miguel Ângelo Costa
Orientador(es)Telhada, José
Palavras-chaveGestão de transportes
Logística na construção
Indicadores de desempenho
Transport management
Logistics
Performance indicators
Data4-Ago-2022
Resumo(s)A presente dissertação retrata o estudo conduzido no centro logístico de uma empresa pertencente ao setor da construção, a Domingos da Silva Teixeira, S.A., em que objetivo passa por analisar os processos inerentes à gestão de frota e encontrar melhorias para os mesmos. Foram realizadas observações que permitiram realizar o mapeamento dos processos. Após as observações e da recolha de toda a informação pretendida, foi possível verificar que muitos dos processos se fazem de forma um pouco rudimentar, pouco detalhada e objetiva. Com isto, verificou-se que as taxas de ocupação dos gestores de frota estão um pouco acima do esperado. Verificou-se também a inexistência de alguns indicadores de desempenho que são bastante importantes em contexto de logística, tais como a taxa de ocupação dos camiões quando fazem entregas em vários pontos de descarga. Para colmatar estas ineficiências foram sugeridas algumas propostas de melhoria, tais como o aumento da automatização do processo, com o objetivo de obter uma visão em tempo real dos processos, desde o momento da carga até ao momento da descarga dos camiões, e fazer circular essa informação pelos vários intervenientes e decisores. A adoção de uma política JIT também foi abordada, de modo a aumentar a satisfação do cliente. Por fim, a adoção de um novo indicador de desempenho, a taxa de ocupação, pois com este será mais fácil decidir como agrupar cargas de diferentes clientes, possibilitando a poupança de custos através da redução do número de fretes e distâncias a percorrer, evitando, por exemplo, que os camiões circulem com taxas de ocupação inferiores a 10%. Estima-se que as possíveis ações de melhoria propostas, se implementadas, possam originar um maior controlo sobre todo os processos, menores custos para a empresa, aumento da satisfação do cliente e até a diminuição das taxas de ocupação de cada um dos gestores de frota.
This dissertation portrays the study conducted in the logistics centre of a company belonging to the construction sector, Domingos da Silva Teixeira, S.A., in which the objective is to analyse the processes inherent to fleet management and find improvements for the same. Observations were carried out that allowed the mapping of the processes. After the observations and the collection of all the information required, it was possible to verify that many of the processes are carried out in a rudimentary, not very detailed and objective manner. With this, it was verified that the occupation rates of the fleet managers are a little higher than expected. It was also verified the inexistence of some performance indicators which are quite important in a logistics context, such as the occupancy rate of the trucks when they make deliveries to various unloading points. To remedy these inefficiencies, some improvement proposals were suggested, such as increasing the automation of the process, with the objective of obtaining a real-time view of the processes, from the moment of loading to the moment of unloading the lorries and circulating this information to the various stakeholders and decision-makers. The adoption of a JIT policy was also addressed, to increase customer satisfaction. Finally, the adoption of a new performance indicator, the occupancy rate, because with this it will be easier to decide how to group loads from different customers, enabling cost savings through the reduction of the number of freights and distances to be covered, avoiding, for example, trucks circulating with occupancy rates below 10%. It is estimated that the possible improvement actions proposed, if implemented, may lead to greater control over all processes, lower costs for the company, increased customer satisfaction and even a decrease in the occupancy rates of each fleet manager.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81521
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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