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TítuloLiteracy effects on objects’ recognition: evidence from a negative priming paradigm
Outro(s) título(s)Efeitos da literacia no reconhecimento de objetos: evidência a partir de um paradigma de priming negativo
Autor(es)Silva, Maria Veiga de Araújo Barroso da
Orientador(es)Soares, Ana Paula
Oliveira, Helena Mendes
Palavras-chaveLetras espelho
Letras não-espelho
Mecanismo de generalização em espelho
Efeito de priming negativo
Mirror letters
Non-mirror letters
Mirror generalization mechanism
Negative priming effect
Data29-Jul-2022
Resumo(s)Evidência recente mostra que aprender a ler e a escrever tem um impacto profundo, não só na vida dos indivíduos e das sociedades, mas na cognição em geral. Neste trabalho analisámos se o viés à direita que a literacia parece instigar no reconhecimento visual de palavras em ortografias em que a maioria das letras apresentam características distintivas à direita, pode ser também observado no reconhecimento visual de objetos. Para isso, conduzimos dois estudos. O Estudo 1 procurou analisar efeitos de direccionalidade (direita-esquerda) no reconhecimento visual de objetos (animais) na ausência de estímulos verbais (letras), para determinar a linha base do processamento. No Estudo 2, recorremos ao paradigma de priming negativo para analisar como a apresentação de letras espelho e não-espelho com orientação à direita e esquerda afetou a linha base determinada pelo Estudo 1. Os resultados mostraram que a presença de letras alterou de forma significativa a forma como imagens iguais do mesmo animal apresentadas em direções opostas foram reconhecidas. Especificamente, os resultados revelaram um efeito de priming negativo quando essas imagens foram antecedidas de letras-espelho orientadas à direita, como antecipado. Revelaram também a presença desse efeito quando as imagens desses animais foram antecedidas de letras não-espelho orientadas à esquerda.
Recent studies showed that learning to read and write has a profound impact not only on the lives of individuals and societies but on cognition as a whole. In this work, we analyzed whether the right asymmetry bias that literacy seems to instigate in the visual recognition of words from orthographic systems in which most letters have their distinctive features on the right can also be observed in the visual recognition of objects. Two studies were conducted. Experiment 1 aimed to analyze directionality effects (right-left) on the visual recognition of objects (animals) in the absence of verbal stimuli (letters) to establish the baseline processing. In Experiment 2 we used a negative priming paradigm to analyze how the presence of mirror and non-mirror right- and left-oriented letters previously to the images of the animals affected the baseline determined by Experiment 1. Results showed that the presence of letters changed significantly the recognition of images of the same animal presented in opposite directions. Specifically, the results revealed a negative priming effect when these images were preceded by right oriented mirror letters, as expected. They also revealed the presence of this effect when the images of these animals were preceded by left-oriented non-mirror letters.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81169
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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