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dc.contributor.advisorSoares, Ana Paulapor
dc.contributor.advisorOliveira, Helena Mendespor
dc.contributor.authorSilva, Maria Veiga de Araújo Barroso dapor
dc.date.accessioned2022-12-15T16:39:11Z-
dc.date.available2022-12-15T16:39:11Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.date.submitted2022-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/81169-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractEvidência recente mostra que aprender a ler e a escrever tem um impacto profundo, não só na vida dos indivíduos e das sociedades, mas na cognição em geral. Neste trabalho analisámos se o viés à direita que a literacia parece instigar no reconhecimento visual de palavras em ortografias em que a maioria das letras apresentam características distintivas à direita, pode ser também observado no reconhecimento visual de objetos. Para isso, conduzimos dois estudos. O Estudo 1 procurou analisar efeitos de direccionalidade (direita-esquerda) no reconhecimento visual de objetos (animais) na ausência de estímulos verbais (letras), para determinar a linha base do processamento. No Estudo 2, recorremos ao paradigma de priming negativo para analisar como a apresentação de letras espelho e não-espelho com orientação à direita e esquerda afetou a linha base determinada pelo Estudo 1. Os resultados mostraram que a presença de letras alterou de forma significativa a forma como imagens iguais do mesmo animal apresentadas em direções opostas foram reconhecidas. Especificamente, os resultados revelaram um efeito de priming negativo quando essas imagens foram antecedidas de letras-espelho orientadas à direita, como antecipado. Revelaram também a presença desse efeito quando as imagens desses animais foram antecedidas de letras não-espelho orientadas à esquerda.por
dc.description.abstractRecent studies showed that learning to read and write has a profound impact not only on the lives of individuals and societies but on cognition as a whole. In this work, we analyzed whether the right asymmetry bias that literacy seems to instigate in the visual recognition of words from orthographic systems in which most letters have their distinctive features on the right can also be observed in the visual recognition of objects. Two studies were conducted. Experiment 1 aimed to analyze directionality effects (right-left) on the visual recognition of objects (animals) in the absence of verbal stimuli (letters) to establish the baseline processing. In Experiment 2 we used a negative priming paradigm to analyze how the presence of mirror and non-mirror right- and left-oriented letters previously to the images of the animals affected the baseline determined by Experiment 1. Results showed that the presence of letters changed significantly the recognition of images of the same animal presented in opposite directions. Specifically, the results revealed a negative priming effect when these images were preceded by right oriented mirror letters, as expected. They also revealed the presence of this effect when the images of these animals were preceded by left-oriented non-mirror letters.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectLetras espelhopor
dc.subjectLetras não-espelhopor
dc.subjectMecanismo de generalização em espelhopor
dc.subjectEfeito de priming negativopor
dc.subjectMirror letterspor
dc.subjectNon-mirror letterspor
dc.subjectMirror generalization mechanismpor
dc.subjectNegative priming effectpor
dc.titleLiteracy effects on objects’ recognition: evidence from a negative priming paradigmpor
dc.title.alternativeEfeitos da literacia no reconhecimento de objetos: evidência a partir de um paradigma de priming negativopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203052544por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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