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TítuloO efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura na resolução de problemas de matemática
Outro(s) título(s)The effect of reasoning, working memory, arithmetic, reading fluency and reading comprehension on math problem solving
Autor(es)Esteves, Ana Sofia Alves Gomes
Orientador(es)Ribeiro, Iolanda
Morgado, Celda
Palavras-chaveAritmética
Compreensão da leitura
Fluência da leitura
Memória de trabalho
Problemas de matemática
Raciocínio
Arithmetic
Reading comprehension
Reading fluency
Working memory
Mathematics problems
Reasoning
Data2022
Resumo(s)O objetivo do estudo foi analisar a influência das diferentes condições dos enunciados, complexidade e relevância, no desempenho em problemas de matemática. Procurou-se ainda investigar em que medida o efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura variam em função do tipo de enunciado, especificamente simples e relevante, simples e não relevante, complexo e relevante, complexo e não relevante. Participaram 82 crianças do 4º ano de escolaridade, que foram avaliadas nas quatro condições dos enunciados dos problemas de matemática. Foram aplicados o subteste de memória da Escala de Inteligência de Wechsler para a Idade Pré-Escolar e Primária, o Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura para o 4º ano, o subteste de frases incompletas da Escala de Competências Cognitivas para Crianças 4/10, o Teste de Avaliação da Fluência e a Prova de Conhecimentos Matemáticos. Os resultados mostraram que não existem diferenças estatisticamente significativas entre as condições dos enunciados no desempenho em problemas de matemática. O resultado da regressão linear múltipla indica que o modelo é estatisticamente significativo e que explica uma percentagem considerável de variância. A aritmética e o raciocínio não se apresentaram como preditores do desempenho.
The aim of the study was to analyze the influence of different conditions of statements, complexity and relevance, on children’s performance in mathematics problems. It also sought to investigate in what extent the effect of reasoning, working memory, arithmetic, reading fluency and reading comprehension vary depending on the type of statements (simple and relevant, simple and not relevant, complex and relevant, complex and not relevant). Eighty-two children from the 4th grade were evaluated in the four conditions of the statements of the math problems. The children also performed the memory subtest of the Wechsler Intelligence Scale for Preschool and Primary Ages, the Reading Comprehension Test for the 4th grade, the incomplete sentences subtest of the Cognitive Skills Scale for Children 4/10, the Reading Fluency Test and the Mathematical Knowledge Test. The results showed no statistical significant differences between the conditions of statements in the children’s performance in math problems. The multiple linear regression result indicates that the model is statistically significant and that it explains a considerable percentage of variance. Arithmetic and reasoning did not present themselves as performance predictors.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81126
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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