Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81126

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Iolandapor
dc.contributor.advisorMorgado, Celdapor
dc.contributor.authorEsteves, Ana Sofia Alves Gomespor
dc.date.accessioned2022-12-14T15:42:05Z-
dc.date.available2022-12-14T15:42:05Z-
dc.date.issued2022-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/81126-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Aplicadapor
dc.description.abstractO objetivo do estudo foi analisar a influência das diferentes condições dos enunciados, complexidade e relevância, no desempenho em problemas de matemática. Procurou-se ainda investigar em que medida o efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura variam em função do tipo de enunciado, especificamente simples e relevante, simples e não relevante, complexo e relevante, complexo e não relevante. Participaram 82 crianças do 4º ano de escolaridade, que foram avaliadas nas quatro condições dos enunciados dos problemas de matemática. Foram aplicados o subteste de memória da Escala de Inteligência de Wechsler para a Idade Pré-Escolar e Primária, o Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura para o 4º ano, o subteste de frases incompletas da Escala de Competências Cognitivas para Crianças 4/10, o Teste de Avaliação da Fluência e a Prova de Conhecimentos Matemáticos. Os resultados mostraram que não existem diferenças estatisticamente significativas entre as condições dos enunciados no desempenho em problemas de matemática. O resultado da regressão linear múltipla indica que o modelo é estatisticamente significativo e que explica uma percentagem considerável de variância. A aritmética e o raciocínio não se apresentaram como preditores do desempenho.por
dc.description.abstractThe aim of the study was to analyze the influence of different conditions of statements, complexity and relevance, on children’s performance in mathematics problems. It also sought to investigate in what extent the effect of reasoning, working memory, arithmetic, reading fluency and reading comprehension vary depending on the type of statements (simple and relevant, simple and not relevant, complex and relevant, complex and not relevant). Eighty-two children from the 4th grade were evaluated in the four conditions of the statements of the math problems. The children also performed the memory subtest of the Wechsler Intelligence Scale for Preschool and Primary Ages, the Reading Comprehension Test for the 4th grade, the incomplete sentences subtest of the Cognitive Skills Scale for Children 4/10, the Reading Fluency Test and the Mathematical Knowledge Test. The results showed no statistical significant differences between the conditions of statements in the children’s performance in math problems. The multiple linear regression result indicates that the model is statistically significant and that it explains a considerable percentage of variance. Arithmetic and reasoning did not present themselves as performance predictors.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectAritméticapor
dc.subjectCompreensão da leiturapor
dc.subjectFluência da leiturapor
dc.subjectMemória de trabalhopor
dc.subjectProblemas de matemáticapor
dc.subjectRaciocíniopor
dc.subjectArithmeticpor
dc.subjectReading comprehensionpor
dc.subjectReading fluencypor
dc.subjectWorking memorypor
dc.subjectMathematics problemspor
dc.subjectReasoningpor
dc.titleO efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura na resolução de problemas de matemáticapor
dc.title.alternativeThe effect of reasoning, working memory, arithmetic, reading fluency and reading comprehension on math problem solvingpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203049896por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Sofia Esteves.pdf1,24 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID