Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80944

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira-Neto, Lauro L.por
dc.contributor.authorFaria, Ana Amália G. B. T.por
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.por
dc.date.accessioned2022-12-04T20:58:02Z-
dc.date.available2022-12-04T20:58:02Z-
dc.date.issued2021-09-30-
dc.identifier.issn2182-7591por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/80944-
dc.description.abstractNos estudos relacionados à psicologia da educação, o fenômeno da adaptação acadêmica tem sido recorrente por sua estreita relação com o sucesso ou evasão do estudante na universidade. Durante a pandemia da Covid-19, o processo de ensino-aprendizagem passou por mudanças significativas e a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) teve impacto na adaptação acadêmica dos estudantes. O objetivo deste artigo foi contribuir para a validação do Questionário de Adaptação ao Ensino Superior Remoto QAES-R (Ferraz et al., 2020). O questionário foi aplicado a uma amostra de 420 estudantes matriculados no ensino superior dos cursos ofertados pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL-Campus Maceió). Os estudantes eram, em sua maioria, do sexo feminino, com idade entre 17 e 67 anos e matriculados em cursos tecnológicos de curta duração e cursos de longa duração, licenciaturas e bacharelados. A análise fatorial exploratória, recorrendo-se ao método dos componentes principais, permitiu agrupar os itens seguindo a estrutura das cinco dimensões proposta na versão original: institucional, interpessoal, estudo, pessoal-emocional e planejamento de carreira. Os indicadores de precisão e validade mostraram-se adequados à utilização do questionário na investigação, registrando-se impacto da vivência da Covid-19 e do Ensino Remoto Emergencial nos níveis de adaptação dos estudantes ao Ensino Superior.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherRevista E-Psi & PsyAssessmentLab-
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectAdaptação académicapor
dc.subjectPandemia da Covid-19por
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectEmergencialpor
dc.subjectCOVID-19por
dc.titleQuestionário de adaptação ao ensino superior remoto (QAES-R): estudo de validaçãopor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage19por
oaire.citationEndPage37por
oaire.citationVolume1por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúdepor
oaire.versionVoRpor
dc.identifier.articlenumber2por
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Questionário de Adaptação ao Ensino Superior Remoto (QAES-R).pdf448,62 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID