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TítuloA Gamificação em cursos de formação continuada de professores: Uma revisão sistemática da literatura (RSL) em grey literature
Autor(es)Mendes, Ana Gardenia
Lencastre, José Alberto
Palavras-chaveRevisão sistemática da literatura
Formação contínua de professores
Gamificação
Moodle
Systematic literature review
Continuing education
Gamification
DataOut-2021
EditoraEditora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA)
CitaçãoMendes, A. G., & Lencastre, J. A. (2021). A Gamificação em cursos de formação continuada de professores: Uma revisão sistemática da literatura (RSL) em grey literature. In J. B. Bottentuit-Junior (Org.) Anais do III Simpósio Internacional e VI Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, (pp: 95-108). EDUFMA.
Resumo(s)Este estudo tem por objetivo identificar quais e como os elementos de gamificação têm sido trabalhados no Moodle em cursos de formação continuada no âmbito Brasil e Portugal. Configura-se como uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) fundamentada em Grey Literature reunindo publicações de Brasil e Portugal, sendo realizada em dois repositórios de teses e dissertações, e mais quatro Atas de eventos relacionados às tecnologias da educação. Os resultados obtidos demonstram que as experiências realizadas nos estudos pesquisados concentraram suas perspectivas nas questões da motivação, do engajamento e da autonomia. Os emblemas e o ranking foram os elementos gamificados mais utilizados. E, a proposta de implementar a gamificação nos cursos mostraram a importância de oportunizar espaços de aprendizagem inovadores aos professores.
This study aims to identify which and how the elements of gamification have been worked on in Moodle in continuous training courses in Brazil and Portugal. It is configured as a Systematic Literature Review (RSL) based on Grey Literature bringing together publications from Brazil and Portugal, being held in two repositories of theses and dissertations, and four more Minutes of events related to education technologies. The results obtained demonstrate that the experiences carried out in the researched studies concentrated their perspectives on questions of motivation, engagement and autonomy. Emblems and ranking were the most usedgamified elements. And, the proposal to implement gamification in the courses showed the importance of providing innovative learning spaces to teachers.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80823
ISBN978-65-00-33075-5
Versão da editorahttps://doity.com.br/sntde2021
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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