Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80823

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendes, Ana Gardeniapor
dc.contributor.authorLencastre, José Albertopor
dc.date.accessioned2022-11-28T09:27:09Z-
dc.date.available2022-11-28T09:27:09Z-
dc.date.issued2021-10-
dc.identifier.citationMendes, A. G., & Lencastre, J. A. (2021). A Gamificação em cursos de formação continuada de professores: Uma revisão sistemática da literatura (RSL) em grey literature. In J. B. Bottentuit-Junior (Org.) Anais do III Simpósio Internacional e VI Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, (pp: 95-108). EDUFMA.por
dc.identifier.isbn978-65-00-33075-5por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/80823-
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo identificar quais e como os elementos de gamificação têm sido trabalhados no Moodle em cursos de formação continuada no âmbito Brasil e Portugal. Configura-se como uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) fundamentada em Grey Literature reunindo publicações de Brasil e Portugal, sendo realizada em dois repositórios de teses e dissertações, e mais quatro Atas de eventos relacionados às tecnologias da educação. Os resultados obtidos demonstram que as experiências realizadas nos estudos pesquisados concentraram suas perspectivas nas questões da motivação, do engajamento e da autonomia. Os emblemas e o ranking foram os elementos gamificados mais utilizados. E, a proposta de implementar a gamificação nos cursos mostraram a importância de oportunizar espaços de aprendizagem inovadores aos professores.por
dc.description.abstractThis study aims to identify which and how the elements of gamification have been worked on in Moodle in continuous training courses in Brazil and Portugal. It is configured as a Systematic Literature Review (RSL) based on Grey Literature bringing together publications from Brazil and Portugal, being held in two repositories of theses and dissertations, and four more Minutes of events related to education technologies. The results obtained demonstrate that the experiences carried out in the researched studies concentrated their perspectives on questions of motivation, engagement and autonomy. Emblems and ranking were the most usedgamified elements. And, the proposal to implement gamification in the courses showed the importance of providing innovative learning spaces to teachers.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/OE/2020.08738.BD/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRevisão sistemática da literaturapor
dc.subjectFormação contínua de professorespor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectMoodlepor
dc.subjectSystematic literature reviewpor
dc.subjectContinuing educationpor
dc.subjectGamificationpor
dc.titleA Gamificação em cursos de formação continuada de professores: Uma revisão sistemática da literatura (RSL) em grey literaturepor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://doity.com.br/sntde2021por
oaire.citationConferenceDate5 Out. - 15 Out. 2021por
sdum.event.titleIII Simpósio Internacional e VI Nacional de Tecnologias Digitais na Educaçãopor
oaire.citationStartPage95por
oaire.citationEndPage108por
oaire.citationConferencePlaceSão Luís, MA - Brasilpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationIII Simpósio Internacional e VI Nacional de Tecnologias Digitais na Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2021_RSL_Gamificacao_Gardenia&Lencastre.pdf819,04 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID